Por recomendação médica e para evitar que fique doente antes da cirurgia que vai fazer no quadril na próxima sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a semana usando máscara.  

A cena chamou atenção no Palácio do Itamaraty, no fim da manhã desta segunda-feira (25), quando o mandatário brasileiro recebeu o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Assista abaixo:

 

 

Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, explicou que o presidente Lula não está gripado e que somente está usando máscara por recomendação médica.  

“É uma orientação médica pré-cirúrgica para que nos eventos públicos e em reuniões com um maior número de pessoas, ele use máscara para evitar qualquer tipo de situação que possa atrapalhar ou adiar a cirurgia”. 

A cena do petista de máscara vai se repetir nos próximos dias. Entre uma das principais agendas públicas de Lula esta semana está o lançamento do PAC Seleções na próxima quarta-feira (27) .  

Essa nova etapa do PAC, voltado para os municípios, seria anunciada em Belo Horizonte, mas o petista teve que cancelar agenda em Minas Gerais para poupar esforços antes da cirurgia no quadril.

Lula sofre de dores crônicas na cabeça do fêmur 

Uma equipe com profissionais de saúde vai ser deslocada do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para operar o presidente da República na unidade da instituição em Brasília.  A cirurgia a que será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação “doente” por uma prótese artificial. 
 
O procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para que o petista realize atividades diárias e de locomoção. A recuperação leva cerca de seis semanas.