Por recomendação médica e para evitar que fique doente antes da cirurgia que vai fazer no quadril na próxima sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a semana usando máscara.
A cena chamou atenção no Palácio do Itamaraty, no fim da manhã desta segunda-feira (25), quando o mandatário brasileiro recebeu o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Assista abaixo:
Por recomendação médica e para evitar que fique doente antes da cirurgia que vai fazer no quadril na próxima sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a semana usando máscara. pic.twitter.com/O3yU3eGcn8
— O Tempo (@otempo) September 25, 2023
Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, explicou que o presidente Lula não está gripado e que somente está usando máscara por recomendação médica.
“É uma orientação médica pré-cirúrgica para que nos eventos públicos e em reuniões com um maior número de pessoas, ele use máscara para evitar qualquer tipo de situação que possa atrapalhar ou adiar a cirurgia”.
A cena do petista de máscara vai se repetir nos próximos dias. Entre uma das principais agendas públicas de Lula esta semana está o lançamento do PAC Seleções na próxima quarta-feira (27) .
Lula sofre de dores crônicas na cabeça do fêmur
Uma equipe com profissionais de saúde vai ser deslocada do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para operar o presidente da República na unidade da instituição em Brasília. A cirurgia a que será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação “doente” por uma prótese artificial.
O procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para que o petista realize atividades diárias e de locomoção. A recuperação leva cerca de seis semanas.