Repercussão

Ministério da Saúde admite que 'dança erótica' foi inapropriada

Pasta afirmou em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (6) que adotará medidas para que episódio não aconteça novamente

Por Gabriela Oliva
Publicado em 06 de outubro de 2023 | 15:16
 
 
 
normal

O Ministério da Saúde divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (6) em resposta à repercussão negativa de vídeos que mostravam uma coreografia sensual apresentada durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil, também conhecido como Em Prosa.

"A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada", diz o comunicado oficial.

A pasta ainda lamentou o episódio, afirmando "que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente".

A nota foi emitida após a apresentação de uma dançarina que se tornou viral nas redes sociais, gerando críticas de grupos conservadores. A coreografia apresentada incluiu movimentos de rebolado que aparentemente não guardavam qualquer relação com o tema do evento.

Deputado apresenta requerimento após dança

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um requerimento a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pedindo informações sobre os gastos com o evento.

Ele pede os dados detalhados sobre o evento, "apresentando o custo total, discriminando item a item em uma planilha de pagamentos". Além disso, solicitou que "sejam fornecidos lista com os nomes e matrículas dos funcionários e servidores envolvidos com a organização do evento".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!