Governo

Por telefone, Lula rejeita convite de Putin para ir à Rússia

Presidente brasileiro conversou com o líder russo nesta sexta-feira

Por O Tempo Brasília
Publicado em 26 de maio de 2023 | 11:42
 
 
 
normal

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em suas redes sociais ter conversado com o presidente russo Vladimir Putin ao telefone e ter rejeitado um convite para ir ao país para o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. O brasileiro afirmou, porém, que continua interessado em conversar sobre a possibilidade do fim da guerra dos russos com a Ucrânia.

"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir à Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", disse o brasileiro.

No cenário internacional, Lula tem gerado incômodo e questionamentos pela postura que iguala a Ucrânia, país invadido, e a Rússia, que promoveu a invasão. Apesar de condenar a invasão territorial, o brasileiro tem dito que os dois países precisam sentar para conversar e que precisam ceder para que seja possível chegar a um cessar-fogo. Lula também tem criticado os líderes internacionais que têm fornecido armamentos à Ucrânia, como o presidente norte-americano Joe Biden.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!