CPI DAS ONGS

PSOL pede cassação de vereador por ‘difamar e perseguir’ padre Júlio Lancellotti

O requerimento com a cassação foi protocolado na quinta-feira (1º) na Câmara Municipal de São Paulo

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 02 de fevereiro de 2024 | 10:20
 
 
 
normal

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) pediu à Câmara Municipal de São Paulo a cassação de mandato de Rubinho Nunes (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar ao “difamar e perseguir” o padre Júlio Lancellotti e as entidades sem fins lucrativos que prestam assistência à população em situação de rua na Cracolândia. O requerimento com a cassação foi protocolado na quinta-feira (1º).

“O vereador se aproveita de sua posição como representante legislativo para cometer atos criminosos. É importante ressaltar que a imunidade parlamentar não deve ser confundida com a prática de atos tipificados no Código Penal, como os crimes contra a honra”, destaca Vespoli no documento. 

Essa não é a primeira vez que Rubinho Nunes é alvo de pedido de cassação pelo mesmo motivo. Em dezembro do ano passado, os vereadores Luna Zarattini (PT) e Hélio Rodrigues (PT) apresentaram denúncia contra o colega na Corregedoria da Câmara. 

Em janeiro deste ano, Rubinho Nunes conseguiu as assinaturas necessárias para instalar a CPI das ONGs na Câmara Municipal de São Paulo, que tem como principal alvo a atuação do padre Júlio Lancellotti na região central da capital, mais especificamente na cracolândia, e a relação dele com as entidades.

O religioso tem sido alvo de constantes críticas de políticos e outras figuras de direita por ser contra medidas adotadas pela prefeitura, como remoção forçada de pessoas sem moradia e internação compulsória de dependenetes químicos. Há quem acuse o padre de oportunismo e até de lucrar com o flagelo social.

A abertura da CPI das ONGs aguarda a apreciação do colégio de líderes, que reúne representantes de cada bancada e a presidência da Câmara de Vereadores. A primeira reunião deve ocorrer na próxima terça-feira do dia 6 de fevereiro. 

Quem é o vereador Rubinho Nunes?

Rubinho Nunes é cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) e ex-advogado do ex-deputado estadual e ex-integrante do MBL Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 2022 por quebra de decoro parlamentar, após vídeo misógino contra ucranianas que fugiam dos ataques russos.

Rubinho Nunes, que está em seu segundo mandato consecutivo de vereador, deixou o MBL em outubro de 2022. Ele atuava como advogado do movimento e liderou manifestações que precederam o impeachment de Dilma Rousseff (PT). De 2011 até hoje, Nunes integrou seis partidos: PR, MDB, Patriota, PSL, Podemos e União Brasil.

O que a CPI contra Julio Lancellotti pretende investigar? 

Filho do também vereador Rubens Nunes (Podemos), Rubinho, que teve o “estado mínimo” como uma de suas bandeiras, já declarou que Júlio Lancellotti é um dos principais alvos da CPI que tenta emplacar. Ele acusa as ONGs de promoverem uma “máfia da miséria”, que “explora os dependentes químicos do centro da capital”. 

O vereador diz que duas entidades serão prioridade nas investigações conduzidas pela comissão: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecido como Bompar, e a Craco Resiste. Rubinho vincula o Bompar ao padre Júlio.

O que diz Padre Júlio

O religioso já declarou, mais de uma vez, que conta apenas com doações e voluntários, não dirige nem tem parceria formal com nenhuma instituição. Integra apenas a Paróquia São Miguel Arcanjo. Também já disse que apenas foi conselheiro, não remunerado, da Bompar. Deixou há 17 anos a posição no conselho deliberativo da entidade.

A iniciativa de Rubinho Nunes para investigar o padre Júlio Lancellotti provocou embates nas redes sociais, com personalidades e entidades ligadas à esquerda criticando a abertura da CPI das ONGs. O nome do religioso foi parar nas trends das redes sociais. Essa repercussão fez com que alguns vereadores retirassem as assinaturas do documento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!