BRASÍLIA - O cantor Marcelo D2 foi condenado a pagar R$ 10 mil ao ex-governador de São Paulo, João Doria. Em 2019, o fundador da banda Planet Hemp fez uma publicação em seu perfil nas redes sociais em que chama o político de "assassino". A decisão foi tomada pela 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), que determinou também que o artista exclua as postagens.
"Mesmo que tarde, a justiça foi feita. Ela pune quem merece", comentou Doria sobre a sentença.
O post em questão foi feito após uma operação da Polícia Militar de São Paulo na comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital. Nela, nove jovens acabaram mortos. Diante dos fatos, Marcelo D2 escreveu: "Esses foram os que morreram... O mandante foi o Doria. Agora precisamos saber quem foram os que mataram". Em seguida, criticou uma nota de Doria lamentando as mortes: “Lamenta nada, assassino".
Lamenta nada, assassino pic.twitter.com/M3IwCWG3Bk
— Marcelo D2 (@Marcelodedois) December 2, 2019
O desembargador Alberto Gosson, responsável pelo julgamento, justificou a punição pela grande influência de D2 nas redes sociais, destacando que o cantor possui um público considerável, especialmente entre os jovens. "Ainda que as pessoas tenham opiniões formadas sobre esses temas, é inegável a capacidade do requerido de influenciar e incitar opiniões em sua audiência", afirmou o juiz.
Marcelo D2 ainda não se manifestou sobre a decisão judicial.