BRASÍLIA - Em mensagem enviada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia criticou a condução do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após o tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Entre as palavras usadas por Malafaia para se referir a Eduardo, estão “babaca”, estúpido” e “idiota”.
“DESCULPA, PRESIDENTE! Esse seu filho Eduardo é um babaca, inexperiente que está dando a Lula e à esquerda o discurso nacionalista e ao mesmo tempo te ferrando. Um estúpido da marca maior. ESTOU INDIGNADO! Só não faço um vídeo e arrebento com ele por consideração a você. Não sei se vou ter paciência de ficar calado se esse idiota falar mais alguma asneira”, escreveu Malafaia.
O conteúdo foi levantado pela Polícia Federal (PF) no celular de Bolsonaro, apreendido no mesmo dia em que o ex-presidente entrou em prisão domiciliar. De acordo com o relatório divulgado pela PF, a mensagem de Malafaia foi encaminhada a Bolsonaro no final da tarde de 11 de julho, dois dias depois do anúncio do tarifaço.
Na época, Eduardo indicava que a condição para que Trump repensasse a sanção comercial ao Brasil era o avanço da anistia aos réus e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 – medida que pode beneficiar Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na carta em que anunciou as tarifas ao Brasil, Trump criticou as ações da Justiça brasileira que miram o ex-presidente. O documento, endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi postado nas redes sociais do norte-americano.
Em outra mensagem já na noite de 11 de julho, Malafaia disse a Bolsonaro que as sanções econômicas de Trump ao Brasil tinham o ex-presidente como motivação. “Pô, tudo da carta do Trump é pra você! Toda arrombada que o Trump deu no mundo é sobre economia. Você... com o Brasil é sobre você, cara! A faca e o queijo estão na tua mãe, ô cacete. E nós não podemos perder isso”, disse, em conteúdo de áudio.
Na mesma ocasião, Malafaia voltou a criticar Eduardo. “Dei-lhe um esporro, cara... Mandei um áudio pra ele de arrombar. E disse pra ele, a próxima que tu fizer eu gravo um vídeo e te arrebento! Falei pro EDUARDO. Vai pro meio de um cacete, pô. O cara parecendo contra você. Essa fogueira de merda de vaidade”.
PF indicia Eduardo e Jair Bolsonaro e cumpre operação contra Malafaia
Nesta quarta-feira, a PF indiciou Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito por meio da restrição ao exercício dos poderes constitucionais. A ação mira exatamente a investida do deputado nos EUA contra autoridades brasileiras que conduzem investigações contra sua família.
Além disso, Malafaia foi alvo de mandado de busca pessoal e de busca e apreensão de aparelhos celulares no âmbito da mesma investigação. O pastor desembarcava no aeroporto do Rio de Janeiro, vindo de um voo de Lisboa, em Portugal, quando foi abordado por agentes. Ele também foi alvo de medidas cautelares diversas da prisão, como a proibição de deixar o país e de manter contato com outros investigados.