Escândalo no MEC

Ouça o áudio em que Milton Ribeiro revela aviso de Bolsonaro sobre buscas

Conversa com a filha foi grampeada com autorização da Justiça e embasa pedido do MPF para que o caso vá para o STF

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 24 de junho de 2022 | 16:49
 
 
 
normal

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi flagrado em um grampo da Polícia Federal afirmando à filha que ouviu, de Jair Bolsonaro (PL), que poderia sofrer uma ação de busca e apreensão. Milton Ribeiro afirma que o presidente  disse ter tido um "pressentimento" sobre o assunto. A conversa aconteceu em 9 de junho. Portanto, 13 dias antes da operação e, por isso, há suspeita de interferência nas investigações. Ouça o áudio.

"A única coisa meio... hoje o presidente me ligou... ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?", disse Ribeiro para a filha, que não teve o nome revelado.

"Ele quer que você pare de mandar mensagens?", pergunta a filha.

"Não! Não é isso... ele acha que vão fazer uma busca e apreensão... em casa... sabe... é... é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né?", afirmou o ministro.

Em razão desse e de outros áudios de Milton Ribeiro, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o envio do caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para analisar a citação ao presidente da República, que tem foro privilegiado e só pode ser investigado pela Procuradoria Geral da República (PGR).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!