À espera

TRE-PR aguarda Lula publicar nomeação de juiz para marcar julgamento de Moro

Corte eleitoral depende que o novo desembargador seja empossado para analisar processos de cassação de registro ou perda de diploma

Por Hédio Júnior
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 | 19:18
 
 
 
normal

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aguarda apenas que o Palácio do Planalto em Brasília publique a nomeação do novo desembargador da Corte no Diário Oficial da União para marcar a data de julgamento das ações contra o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR).

A nomeação de um novo juiz é necessária para que o TRE possa julgar processos de cassação de registro ou perda de diploma, como é o caso do senador. O ex-juiz da Lava Jato é alvo de ações protocoladas na Justiça Eleitoral pelo PT e pelo PL, que o acusam de abuso de poder econômico por supostos gastos irregulares na pré-campanha de 2022.

Em 7 de fevereiro, o Planalto indicou o advogado curitibano José Rodrigo Sade para integrar a cadeira vaga do tribunal, composto por sete desembargadores. O jurista havia deixado o cargo de desembargador substituto no mês anterior, após cumprir um mandato de dois anos sob a indicação do então presidente Jair Bolsonaro (PL) em janeiro de 2022. 

Tão logo seja empossado, José Rodrigo Sade passa a ser um dos responsáveis por julgar o destino político de Sergio Moro. Procurado pela reportagem de O TEMPO Brasília, o Palácio do Planalto não soube precisar a data de publicação da indicação do advogado no Diário Oficial.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!