Em um evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o presidente Lula adiantou que irá anunciar doze noves Institutos Federais em Minas Gerais. A fala adiantou um dos anúncios que será feito nesta quinta-feira (8), durante visita do presidente a Belo Horizonte.
Durante sua declaração, o presidente afirmou: "Eu queria dizer pra vocês que eu saio daqui agora e vou para Belo Horizonte, nós vamos anunciar um monte de coisa em Belo Horizonte, mas também vamos anunciar mais doze Institutos Federais em Minas Gerais". O Governo Federal já anunciou que pretende criar 100 novos Institutos Federais em todo o país até o ano de 2026.
Atualmente, Minas Gerais possui cinco Institutos Federais, no Norte do estado, Sudeste, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, além do situado na região metropolitana de BH. Para a visita a Belo Horizonte, Lula estará acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, que também vai participar do evento marcado no Minascentro.
Durante evento, que espera cerca de 800 pessoas, o presidente deve fazer uma série de anúncios relacionados, por exemplo, ao leilão da BR-381; as obras de viadutos no Anel Rodoviário – previstas para serem executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) –; à inauguração de espaços na UFMG e novos Institutos Federais; e à destinação da área onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates.