GREVE GERAL

Servidores públicos se concentram na Assembleia e protestam contra RRF de Zema

Pelo menos 25 sindicatos aderiram ao ato, que vai continuar durante a tarde, com previsão de deslocamento dos trabalhadores até a Praça Sete

Por Redação O TEMPO
Publicado em 07 de novembro de 2023 | 11:56
 
 
 
normal

Centenas de servidores públicos iniciam uma greve geral e ocupam, nesta terça-feira (7), diversos espaços no entorno da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde protestam contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto pelo governador Romeu Zema (Novo).

A mobilização começou por volta das 9h, com a participação na audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia sobre os impactos do RRF na educação e na prestação de serviços à população mineira. Mais tarde, às 14h, haverá uma assembleia geral com as categorias presentes, realizada para definir os próximos passos do movimento.

De acordo com Jairo Nogueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), pelo menos 25 sindicatos que representam o funcionalismo público, além de estatais como Cemig e Copasa, aderiram ao ato.

O plano de adesão ao RRF apresentado pelo Governo de Minas ao Tesouro Nacional relativo à dívida de quase R$ 160 bilhões que o Estado tem com a União prevê uma série de restrições orçamentárias durante os próximos nove anos, período de vigência do regime. Entre elas estão a suspensão dos concursos públicos, a limitação ou congelamento dos reajustes salariais dos servidores, e a federalização de estatais como a Codemig.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!