Servidores públicos de Minas Gerais tentaram, na tarde desta sexta-feira (1°), entrar a força no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde ocorreu a posse dos 77 deputados eleitos em outubro. Eles tentaram passar pela porta de vidro que dá acesso ao salão anterior ao plenário, mas foram impedidos pela Polícia Legislativa, que bloquearam a entrada.
Depois, os manifestantes subiram para o Salão Nobre da Casa porque receberam a informação de que Zema chegou no local. No entanto, não consiguiram chegar até o governador. Aos gritos, eles diziam: "Zema caloteiro, paga nosso 13º". Diante disso, o início da cerimônia na Assembleia começou após 20 minutos de atraso.
Eles pediam o pagamento integral do 13° salário que foi dividido em 11 vezes pelo governador Romeu Zema (Novo). Os manifestantes também reinvindicaram pela isonomia dos poderes. Eles reclamam que servidores dos poderes Legislativo e Judiciário recebem os salários no 5° dia útil e já tiveram a bonificação natalina depositada.
Do lado de fora, também foram registrados protestos contra o governo Zema. Clique aqui para ler mais sobre os atos.
Servidores públicos tentam invadir plenário da ALMG no dia da posse dos deputados eleitos para a próxima legislatura. Eles protestam contra o parcelamento do 13ºhttps://t.co/LdFUREsNjn pic.twitter.com/7NFFSSsOVM
— O Tempo (@otempo) 1 de fevereiro de 2019