O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que está prestes a se filiar ao Podemos para disputar a Presidência da República em 2022, avalia, em resenha de seu livro que está disponível para pré-venda no site da Amazon, que teve os dois empregos mais desafiadores do mundo. O ex-juiz diz ainda que enfrentou obstáculos intransponíveis e fez críticas à classe política.
"Posso dizer que tive dois dos empregos mais desafiadores do mundo. Primeiro, como juiz da Lava Jato, atuando em casos de grande corrupção em um ambiente de impunidade. Figuras importantes da política e do mundo empresarial foram processadas, julgadas e presas. A pressão para que os processos não prosperassem, as dificuldades de investigação, prova e tramitação das ações foram imensas, assim como os ataques pessoais. Foi o preço a pagar para aplicar a lei frente a poderosos interesses. Em um segundo momento, como Ministro da Justiça e Segurança Pública, buscando, contra a corrente, consolidar os avanços contra a corrupção, que demandavam reformas mais profundas. A maioria da população apoia essa pauta, mas o sistema da corrupção reúne interesses de uma minoria política, encastelada na estrutura de poder, que, não raro, impõe a sua vontade para impedir mudanças e gerar retrocessos", diz Moro na resenha disponível na página de venda do livro.
O ex-juiz afirma que empre foi cobrado a escrever uma autobiografia e que o livro busca trazer algumas visões que ele tem sobre os temas relevantes no país, como combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
"Em muitas oportunidades, os obstáculos que enfrentei como juiz ou como ministro foram intransponíveis, apesar do meu empenho. Quero crer que, em todos os momentos de decisão que apresento neste livro, eu tenha feito sempre a escolha certa segundo as informações que tinha à época. Espero, com esta obra, convencer quem me lê de que as minhas escolhas foram as melhores possíveis", afirma o juiz, que encerra a resenha com um jogo de palavras; "Minhas pretensões terminam aqui. Juiz, agora, é o leitor".
Com 288 páginas e o título "Contra o sistema da corrupção", o livro de Sergio Moro está disponível em pré-venda por R$ 49,99 na Amazon, com o valor de R$ 29,99 na versão para o Kindle. A publicação do selo Primeira Pessoa, no entanto, só será lançada no dia 2 dezembro. Mesmo ainda em pré-venda, o livro aparece na lista dos mais vendidos do site. Ao longo desta segunda-feira, ocupou posições variando da 12ª à 17ª posições.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.