Luto

Veja a trajetória de Alberto Pinto Coelho, ex-governador de Minas

Filho e pai de políticos, Alberto Pinto Coelho acumulou cargos e ganhou prestígio na política mineira

Por O TEMPO
Publicado em 20 de novembro de 2023 | 09:22
 
 
 
normal

Filho e pai de políticos, o ex-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, falecido nesta segunda-feira (20), construiu uma história com mais de 30 anos na administração pública e quatro mandatos consecutivos de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O ex-governador herdou do pai o nome, Alberto Pinto Coelho, e o gosto pela política. Seu pai foi presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, em 1947. Cargo que seria exercido pelo ex-governador na Assembleia Legislativa de Minas Gerais 60 anos depois, em 2007.

Atualmente, seu filho, o deputado estadual Betinho Pinto Coelho, mantém o nome da família e é um dos vice-presidentes da Assembleia de Minas.

Trajetória

Formado em Administração, Alberto Pinto Coelho passou mais de 30 anos na gestão de empresas estatais do setor de telecomunicações, onde também atuou como gestor público, chegando a ser o representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais. Ele ainda comandou o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), entre 1986 e 1990, antes de assumir o mandato de parlamentar.

Alberto Pinto Coelho assumiu o cargo de deputado estadual pela primeira vez em 1994. Foram 16 anos na Assembleia Legislativa, em quatro mandatos consecutivos.

Entre os projetos de destaque apresentados por Alberto Pinto Coelho na Assembleia estão o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Projeto de Lei Pró-Confins, que abriu caminho para a criação do primeiro aeroporto industrial do país, inaugurado em março deste ano. Foi também relator do substitutivo que alterou o artigo 212 da Constituição do Estado, destinando no mínimo 1% da receita orçamentária corrente para projetos de Ciência e Tecnologia.

Governador

Em 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia, na época no PSDB, como sucessor do ex-governador Aécio Neves. 

Em abril de 2014, quando Anastasia se afasta do governo mineiro para disputar o cargo de senador, Alberto Pinto Coelho assume a função de governador, na qual permanece até janeiro de 2015, sendo substituído por Fernando Pimentel (PT) na chefia do Executivo mineiro.

Alberto Pinto Coelho coordenou o Conselho Político do Governo de Minas Gerais. Durante seus quatro anos no Governo, Alberto esteve à frente de importantes programas e projetos, como Água da Gente, maior programa de saneamento da história de Minas Gerais;  o  Rodoanel Norte, obra de fundamental importância para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte;  o Minas Comunica II, que tem como objetivo levar telefonia a todos os distritos de Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!