Discurso

Zema ataca ALMG em evento e leva troco de Agostinho Patrus

Governador acusou o Legislativo de ser ‘retardatário’, e ouviu cobrança por repasses de municípios

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 03 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), Agostinho Patrus (PV), trocaram farpas durante uma solenidade na noite de ontem na Casa. O encontro formalizou a entrada da ALMG na plataforma digital para tramitação de projetos e documentos que envolvam os Poderes Executivo e Judiciário. Zema chamou Agostinho de “retardatário”, já que a Assembleia foi o último Poder de Minas a adotar o sistema de digitalização de documentos. O modelo digital de tramitação de documentos já existe no governo e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 

“Quero dar os meus parabéns ao Agostinho, apesar de você ser o retardatário da turma. Último Poder a implantar (o sistema). Mas sempre tem o último. Cada um com as suas dificuldades. E não é por falta de dinheiro, não é, Agostinho?”, disse Zema. 

Do salão nobre da Assembleia, foi possível ouvir pessoas que acompanhavam a solenidade reprovarem o discurso de Zema. “Que absurdo”, disse uma mulher.

Logo após a fala do governador de Minas, o presidente da Assembleia Legislativa deu o troco em Zema. Agostinho Patrus cobrou do governador a resolução do problema dos repasses do Estado aos municípios mineiros, questão que tem sido sensível na gestão estadual. 

“Quero aproveitar a presença do governador aqui para falar que a Assembleia aprovou um projeto que permite a municípios negociar diretamente os valores devidos (pelo Estado). Os municípios não aguentam mais 36 meses para receber”, disparou Agostinho.

Articulação

Nomeado recentemente, o secretário de Governo de Minas, Bilac Pinto, foi levado por Zema até a Assembleia ontem. Foi a primeira visita de Bilac Pinto ao Poder Legislativo depois de assumir o cargo na atual gestão estadual. O governador, inclusive, começou o discurso elogiando o secretário. “Veio de Brasília especialmente para contribuir com nosso governo. Temos a felicidade de tê-lo aqui conosco. Então, tenho essa grata satisfação de ser meu primeiro evento na Assembleia em que ele me acompanha”, afirmou Zema. 

Bilac Pinto ficará responsável pela articulação do governo junto ao Legislativo. Ontem mesmo, pouco depois do fim da solenidade, coube a Bilac Pinto afagar deputados e conversar sobre o andamento do governo. O secretário, inclusive, já começou a chamar alguns deputados para conversar na Cidade Administrativa, revelou um dos parlamentares que estavam presentes durante a sessão solene. 

Após o discurso de Zema, Bilac Pinto ainda tentou reverter a situação. “A Assembleia é a guardiã de Minas Gerais. Precisamos de união para tirar Minas da situação fiscal atual”, disse o secretário de Governo.

Tecnologia

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse ontem, na sessão solene para assinatura de acordo de integração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que o mundo digital é importante e “um caminho sem volta”.

Para ele, no entanto, o único risco ao novo sistema é um eventual ataque de um hacker. “Todos os poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo) passam a ter esse sistema. Vamos preservar o meio ambiente, evitar pagar milhões de arquivos. Mas o grande benefício é que não se esquece documento em gavetas, não se perdem documentos, não se fraudam documentos, e por aí vai. A digitalização é caminho sem volta, imune a qualquer interferência, exceto se um hacker fizer alguma coisa”, afirmou Romeu Zema.

Posteriormente, o governador falou das dificuldades do Estado de Minas Gerais devido à crise financeira e voltou a repetir que é importante uma reforma fiscal, que será enviada à ALMG no fim de setembro. 

“Espero que as próximas gerações não passem por isso. É uma questão matemática. Se não fizermos as reformas, é apenas questão de alguns anos para que os salários e as aposentadorias venham a consumir toda a arrecadação do Estado”, garantiu Zema. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!