Se as eleições para governador fossem hoje, Romeu Zema (Novo) lideraria a disputa pela reeleição ao Palácio Tiradentes. Faltando três anos para o pleito, levantamento DataTempo/CP2 mostra o atual governador na frente do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e dos ex-governadores Antonio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel (PT).
De acordo com a pesquisa, no cenário em que enfrentaria Kalil e os ex-governadores, Zema alcançaria 39,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados dentro da margem de erro, estão o prefeito da capital e o senador tucano. Kalil teria uma pequena vantagem numérica sobre Anastasia, conquistando 15,4% da preferência do eleitor contra 14,4% do parlamentar. Pimentel teria 8,6%. Indecisos somariam 11,3%, e nulos, 11,1%.
Num cenário hipotético, em que os ex-governadores Anastasia e Aécio Neves disputassem a eleição para governador em 2022, Zema também lideraria – hoje, os dois parlamentares estão no PSDB e não poderiam concorrer por chapas diferentes. Como já mostrou O TEMPO, Anastasia pode deixar o PSDB e se filiar a outro partido. O mais provável seria o PSD, mas, nesse caso, ele e Kalil teriam que escolher quem disputaria o Palácio Tiradentes em 2022.
Zema teria 36,6%, seguido por Kalil, com 13%. Anastasia teria 11,1%, quase cinco pontos percentuais a mais que Aécio, que alcançaria 6,3%. O petista Pimentel teria 5,3%, e a deputada federal do PSOL, Áurea Carolina, teria 0,8%. Outros nomes somariam 2,8%. Indecisos chegam a 12,3%, e 10,8% disseram que anulariam ou votariam em branco.
Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, os entrevistados apontaram os dois últimos governadores. O nome de Fernando Pimentel obteve 44,2% das intenções. Em segundo lugar no ranking da rejeição está Anastasia, com menos da metade do petista, 19,7%, seguido por Kalil, com 12,6%. Zema teve índice de 9,3%. Outros 10,1% disseram estar indecisos.