No sábado (12), o América foi até o Triângulo Mineiro enfrentar o Uberlândia pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida foi realizada no estádio Parque do Sabiá e o Coelho foi superado pelo placar de 2 a 1. Focado na Copa Libertadores, o técnico Marquinhos Santos escalou um time alternativo para evitar perdas para o duelo contra o Barcelona de Guayaquil, na terça-feira (15), pela Copa Libertadores.

Após a derrota, Marquinhos Santos contou que teve dificuldades de mobilizar os jogadores para disputar o Estadual. “Estava sendo difícil mobilizá-los no Campeonato Estadual, uma vez que você entra em uma competição internacional pela primeira vez na história do clube em que independente dos atletas, mesmo aqueles que estão jogando o Campeonato Estadual, estão focados e mirando a oportunidade na Libertadores. É uma situação em que temos que ter equilíbrio", revelou o treinador. 

Marquinhos ainda lamentou a não classificação às semifinais, faltando uma rodada para o fim da fase de classificação. “Ficamos chateados, tristes com a não participação em uma semifinal do Campeonato Mineiro, mas sabemos o quanto é difícil e complicado não estar fazendo parte desta semifinal. Mérito para as quatro equipes que tiveram competência para chegar a essa fase”, analisou.

Com a derrota para o Uberlândia, o Coelho não tem mais chances de chegar ao G4. O time permanece com 14 pontos, quatro a menos que a Caldense, faltando três pontos para serem disputados e agora disputa o Troféu Inconfidência, competição que envolve os times que terminam entre a quinta e a oitava posição na tabela.

Fora da disputa do título Estadual, o treinador destacou que tudo na vida tem um lado bom e um ruim. Se o ruim é não brigar pela taça do Mineiro, o lado bom, segundo Marquinhos, é que o América terá tempo para se preparar para a sequência da temporada.

“Tudo na vida tem o seu lado bom e o lado ruim. É ruim ficar fora das semifinais, que poderíamos ter uma chance de buscar um título Estadual, mas pelo lado bom, nós teremos praticamente duas semanas e meia, após o jogo do Barcelona de Guayaquil, para nos preparar para uma intertemporada para entrarmos fortes novamente nessas competições no mês de abril. Seria o Campeonato Brasileiro, terceira fase da Copa do Brasil e também Libertadores ou Sul-Americana. Vamos buscar a Libertadores”, concluiu.

O América volta a campo na próxima terça-feira (15) em jogo válido pela terceira fase da Libertadores. O Coelho encara o Barcelona de Guayaquil no Estádio Monumental, às 21h30.