De olho no clássico

América x Cruzeiro: confira o retrospecto dos últimos 6 jogos entre as equipes

Times possuem o mesmo aproveitamento na edição 2024 do Campeonato Mineiro; disputa pela 1ª posição na classificação geral acontece na próxima rodada

Por Rafael Leal
Publicado em 10 de fevereiro de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

O América volta aos treinos neste sábado (10), de olho no clássico diante do Cruzeiro. Invicto no Campeonato Mineiro 2024, com 83% de aproveitamento, o Coelhão poderá contar mais uma vez com o argentino Martín Benítez. O meia, que ficou de fora dos primeiros três jogos do alviverde na atual temporada, voltou a atuar na vitória por 2 a 0, sobre o Uberlândia, na rodada passada.

Benítez entrou em campo aos 43 minutos do segundo tempo na vaga do atacante Fabinho. Ao término da partida, em entrevista à reportagem de O Tempo Sports, ele projetou o duelo contra a Raposa.

“Sempre é bom jogar o clássico, jogo competitivo. Esse tipo de jogo difícil, como também foi hoje. E é sempre bom voltar para o clássico. Espero que a gente possa ganhar o clássico. A gente está na liderança do Mineiro e quer continuar assim”, disse Benítez.  

O técnico Cauan de Almeida também poderá ter à disposição o meio-campista Emmanuel Martínez. Apesar da folga concedida aos demais atletas que atuaram diante do Periquitão no Horto, Martínez trabalhou no CT Lanna Drumond na quinta (08/02) e sexta-feira (09/02) desta semana. Ele se recupera de uma tendinite e está no DM.

Outro reforço importante que poderá estar disponível para o duelo contra a Raposa, quinta-feira (15/02), às 20h (de Brasília), no Mineirão, é o atacante Brenner. Segundo Cauan de Almeida, o atleta está cada dia melhor fisicamente.

"Esperamos que o mais rápido possível ele esteja pronto. De repente para o clássico, pode ter uma situação para ser relacionado. Vamos ver durante a semana”, explicou o treinador americano.  

Retrospecto recente - América x Cruzeiro

Fazendo um recorte dos últimos 6 jogos entre América e Cruzeiro, o domínio é alviverde: 4 vitórias americanas, uma derrota e um empate.

Confira os placares dos confrontos

Brasileirão 2023

Cruzeiro 1 x 1 América 
América 0 x 4 Cruzeiro

Mineiro 2023

Fase de Grupos:
América 1 x 0 Cruzeiro 

Semifinais:
América 2 x 1 Cruzeiro 
Cruzeiro 0 x 2 América 

Mineiro 2022

Primeira fase:
Cruzeiro 0 x 2 América 

Quais jogadores fizeram a diferença nos últimos clássicos?

Com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria do América fez uma grande reformulação no plantel. Alguns jogadores, que fizeram a diferença nos últimos confrontos do Coelhão contra a Raposa, já não pertencem mais ao elenco americano. 

É o caso do centroavante Aloísio Boi Bandido. O atleta, que saiu do alviverde no início de 2024, foi o responsável por 2 tentos em duas vitórias sobre o Cruzeiro nas semifinais do Campeonato Mineiro 2023 (América 2 x 1 Cruzeiro e Cruzeiro 0 x 2 América).

Outro algoz do time estrelado no estadual do ano passado foi o atacante Henrique Almeida, que atualmente defende o Vila Nova-GO. Pela fase de grupos do Mineiro 2023, Henrique fez o gol que garantiu a vitória por 1 a 0, em jogo disputado no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Quem também gravou seu nome na história do confronto entre América e Cruzeiro foi o lateral-direito Patric. Com a camisa do Decacampeão, em 2022, ele fez um dos gols da vitória sobre o rival, por 2 a 0.

Quem continua no elenco do América?

Das peças remanescentes do plantel americano para 2024, três deles marcaram gols contra a Raposa nos seis últimos clássicos: Alê, Juninho e Benítez.

Alê foi às redes na vitória por 2 a 0, no Campeonato Mineiro de 2022. Juninho fez o segundo gol do triunfo por 2 a 0 na semifinal do Estadual 2023. Já Martín Benítez marcou o gol do empate com o Cruzeiro, por 1 a 1, no returno do Campeonato Brasileiro 2023.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!