Começo positivo

Início do América na Série A deste ano é melhor que na temporada passada

Em 2021, após cinco rodadas, o Coelho ocupava a 19ª posição e ainda não tinha vencido

Por Rosane Meireles
Publicado em 13 de maio de 2022 | 08:00
 
 
 
normal

Nesta temporada o América iniciou bem o Campeonato Brasileiro. Em cinco rodadas conquistou três vitórias e duas derrotas, garantindo uma vaga no G4 da competição. No entanto, em 2021, quando o Coelho fez a sua melhor campanha na elite do futebol, o início no Brasileirão foi complicado e o América conseguiu a primeira vitória apenas na oitava rodada, derrotando o Bahia por 4 a 3.

Comparando o pontapé inicial nas duas temporadas, enquanto no ano passado o time mineiro estava na 19ª posição ao final das cinco primeiras rodadas, com quatro derrotas e um empate. Neste ano, o Coelho ocupa a 4ª colocação, três vitórias e duas derrotas, totalizando 9 pontos conquistados. Para manter o ritmo positivo e não desgrudar dos primeiros colocados, o time do América precisará vencer o Coritiba no estádio Couto Pereira, algo que não acontece desde 2002.

Algo semelhante nas duas temporadas foi a troca no comando técnico. No ano passado, Lisca iniciou o Braslieiro, mas deixou o clube após a terceira rodada. Vagner Mancini fez sua estreia no Coelho na partida contra o Juventude na sexta rodada. Desta vez, a chegada de Mancini foi rápida. O treinador retornou ao América no segundo jogo, também contra o Juventude.

Para seguir somando na competição nacional, o América irá utilizar força máxima para este jogo. O lateral-esquerdo Marlon, que retornou a campo no duelo contra o CSA, pela Copa do Brasil, é o reforço do técnico Vagner Mancini para a partida de domingo (15), às 17h30, em Curitiba. Por outro lado, o atacante Felipe Azevedo não poderá atuar porque foi expulso na última rodada, no clássico contra o Atlético.

Mancini, por sua vez, já confirmou que os atletas que estão no departamento médico não estarão disponíveis para os jogos contra o Coxa e Tolima-COL, na próxima quarta (18), pela Libertadores. Diante das baixas, o treinador americano deverá manter a base do time que venceu o Atlético na última rodada.

As mudanças devem ocorrer na lateral-esquerda, com Marlon no lugar de João Paulo, no meio campo Juninho Valoura é uma opção para a vaga de Juninho, que está lesionado, e no ataque Pedrinho pode ser o escolhido para substituir Felipe Azevedo.

Se diante do Coritiba o América garantir mais três pontos, conseguirá se manter no G4 e dependendo dos resultados de Corinthians, Santos e Avaí poderá ultrapassar os adversários na tabela de classificação. O líder Corinthians entra em campo no sábado, portanto o Coelho entrará em campo já sabendo se poderá ou não subir mais uma posição.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!