O América fez história na noite deste domingo (22) ao vencer o Santos, na Vila Belmiro, por X a X, e carimbar o passaporte para a decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mesmo jogando na casa do adversário, o Coelho impôs seu ritmo, segurou o ímpeto dos jovens adversários e contou com uma noite de gala do atacante Luan Campos, autor dos três gols americanos. Na defesa, a equipe mineira contou com a segurança do goleiro Cássio, que salvou a meta alviverde em vários lances.
Essa foi a sétima semifinal do América na competição. O Coelho, que venceu o torneio em 1996, quando bateu o Cruzeiro por 2 a 1, evolta a uma final da Copinha depois de 27 anos. Na próxima quarta-feira (25), o time do treinador Mairon César enfrenta o Palmeiras, atual campeão da competição. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou o horário e o local da partida, mas é possível que o duelo seja realizado no Allianz Parque, às 10h.
A decisão será transmitida pelo Globo e pela Rede Vida na TV aberta; na TV fechada, torcedores podem acompanhar ao vivo pelo SporTV. Na internet, o YouTube da FPF e o Paulistão Play também exibem o jogo.
A vitória do Coelho começou a ser construída aos 18 minutos do primeiro tempo. O América abriu o fatura em uma bela cobrança de falta de Luan Campos. No prejuízo, o Santos partiu para cima e teve diversas chances de gol, mas pela frente esbarrou no goleiro Cássio. Em noite inspirada, o arqueiro americano não deixou nada passar.
No fim do primeiro tempo, Luan Campos arrancou do campo de defesa, encontrou a zaga adversária completamente aberta, avançou e tocou na saída do arqueiro santista Edu para ampliar o placar.
Na etapa final, o América se manteve inabalável. Firme na defesa e aproveitando as brechas que o Santos dava, o time ainda fez mais um com Luan Campos. O atacante acertou um chutaço de fora da área, a bola quicou no gramado e entrou ligeira no canto esquerdo de Edu, que nada pôde fazer. Dali em diante, o Coelho administrou o grande resultado. O 3x0 no placar da Vila Belmiro atesta que o América segue forte para a finalíssima da Copinha.