Com o decorrer dos dias, o América vai tomando forma para a disputa da temporada de 2023, quando estará novamente na Série A do Campeonato Brasileiro e participará de um torneio internacional pela segunda vez na história. Se comparado aos seus rivais, Atlético e Cruzeiro, as investidas no mercado são menores, com contratações mais pontuais.
Saídas
Os laterais-direitos Patric e Raúl Cáceres não tiveram os seus contratos renovados, deixaram o Coelho e estão atualmente sem clube. O mesmo aconteceu com o goleiro Airton, reserva de Matheus Cavichioli, mas que recentemente fechou acordo com um novo time: a Chapecoense.
O zagueiro Luan Patrick, que pouco mostrou a que veio, viu o seu vínculo de empréstimo chegar ao fim e retornou ao Athletico, que pode negociá-lo com o Vasco da Gama. Outro que passou pela mesma situação é o meia Índio Ramirez, que até se destacou, mas a diretoria alviverde optou por deixá-lo voltar ao Atlético Nacional.
Após quatro temporadas na equipe, o lateral-esquerdo João Paulo, de 36 anos, não teve o seu contrato renovado e está livre no mercado.
Permanências
Dois atletas que não eram do América, mas o clube deseja continuar com eles e conseguiu: Danilo Avelar e Martín Benítez. O zagueiro pertencia ao Corinthians, mas o contrato acabou, então, o Coelho assinou com ele em definitivo até o final do ano que vem.
Já o meia argentino pertencia ao Independiente, com contrato mais longo. Dessa forma, o clube precisou comprar os seus direitos econômicos, assinando um acordo pelas próximas três épocas. Juninho, Henrique Almeida, Felipe Azevedo e Wellington Paulista renovaram.
Pode sair
O zagueiro Gérman Conti, do Benfica, e o atacante Everaldo, do Corinthians, possuem seus contratos de empréstimos se encerrando agora. O Coelho tenta renovar os seus vínculos, mas isso ainda não foi acertado.
Chegadas
Até o momento, a SAF alviverde anunciou três reforços: o lateral-esquerdo Nicolas, adquirido junto ao Grêmio; o lateral-direito Nino Paraíba, que estava no Ceará; e o atacante Dadá Belmonte, que estava no Goiás, mas foi comprado do Água Santa.
O time de 2023
Dessa forma, o grupo — comandado pelo técnico Vagner Mancini — confirmado para a próxima temporada, pelo menos até o momento, é o seguinte:
Goleiros: Matheus Cavichioli, Jori e Robson
Laterais-direitos: Nino Paraíba e Arthur
Laterais-esquerdos: Marlon e Nicolas
Zagueiros: Danilo Avelar, Éder, Iago Maidana e Ricardo Silva
Volantes: Lucas Kal, Juninho, Zé Ricardo e Flávio
Meias: Alê, Martinez, Benítez, Rodriguinho e Matheusinho
Atacantes: Wellington Paulista, Carlos Alberto, Mastriani, Henrique Almeida, Felipe Azevedo e Aloísio
É provável que mais atletas cheguem. Uma posição carente, por exemplo, é a lateral-direita. Isso porque o jovem Arthur perderá o início da temporada, pois estará a serviço da seleção brasileira sub-20, e Nino Paraíba tem idade avançada. Zaga pode ter reforço de fora ou da base.