O técnico Jorge Sampaoli desembarcou em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (3) para iniciar os trabalhos no comando do Atlético. O treinador assinou um contrato com o Galo até o fim de 2027 e trouxe quatro membros de sua comissão técnica.

Integram a comissão técnica de Jorge Sampaoli o preparador físico Pablo Fernández e seu filho, Marcos Fernandez, que atua como analista. Além da dupla, Sampaoli também trouxe Diogo Meschine como auxiliar técnico e Gabriel Andreatta, gerente de futebol. Todos os profissionais irão trabalhar juntos da comissão fixa do Atlético, composta por nomes como Lucas Gonçalves e Éder Aleixo.

Pablo é conhecido pela confusão com o atacante Pedro, do Flamengo, na época em que a comissão treinava a equipe Rubro-Negra. Após uma derrota para o Atlético por 1 a 0 no Independência, o preparador físico discutiu com o jogador no vestiário e deu um soco na boca de Pedro. O argentino foi demitido um dia após o incidente.

Gabriel Andreatta também protagonizou uma polêmica em 2020, enquanto Sampaoli treinava o Atlético. No dia 8 de novembro daquele ano, durante a pandemia, o gerente de futebol realizou uma festa para comemorar seu aniversário, com a presença dos demais membros da comissão. Dias depois, todos os auxiliares testaram positivo para Covid-19. Na época, Andreatta alegou que os casos de Covid não tiveram relação com o evento.

Retorno de Jorge Sampaoli ao Atlético

Após a demissão de Cuca na última semana, o Atlético procurava por um novo treinador. Sampaoli estava entre os nomes cotados, mas, até a noite de segunda-feira (1º/9), não era prioridade. Após a desistência de Martín Anselmi, a diretoria do Galo virou sua atenção ao ‘hermano’. 

Os primeiros contatos foram feitos na manhã desta terça-feira (2/9) e rapidamente avançaram para uma negociação. O técnico fez algumas exigências que foram bem vistas pela diretoria, e as impressões das conversas foram positivas para ambos os lados.

O Atlético sempre foi prioridade para o técnico argentino. Nas últimas semanas ele recusou investidas de times europeus e, após a demissão do técnico Cuca, a possibilidade de comandar novamente o Galo animou Jorge.

Sampaoli também foi um pedido praticamente unânime entre os torcedores. O técnico está sem clube desde que deixou o Rennes, em janeiro, e já foi sondado por outras equipes do Brasil, como o Santos, nos últimos meses. 

Sampaoli treinou o Atlético de março de 2020 a fevereiro de 2021, terminando como terceiro colocado do Brasileirão daquela temporada. Foram 45 jogos no comando do Galo, com 26 vitórias, 9 empates e 10 derrotas.