Após uma rápida negociação, o técnico Jorge Sampaoli já está em Belo Horizonte comandando o Atlético e, nesta quarta-feira (3), fez seu primeiro treinamento junto ao elenco alvinegro. Ele foi o eleito para substituir Cuca, demitido na última semana após a derrota para o Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil. Sampaoli é o quarto treinador desde que o Atlético se tornou uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
O Atlético iniciou seu processo de se tornar SAF em julho de 2023, época em que Felipão havia acabado de chegar na equipe no lugar do argentino Coudet. Foi o brasileiro o primeiro treinador da ‘Era SAF’ do Galo.
Felipão treinou o Atlético por 41 jogos. Apesar do início ruim, que superou as dez partidas sem vitória, a equipe passou a engrenar e quase conquistou o Brasileirão daquela temporada. O início ruim de 2024 culminou na demissão de Felipão em março.
Para seu lugar, Gabriel Milito foi o escolhido. O argentino chegou e já conquistou o título do Campeonato Mineiro em cima do Cruzeiro. Sob comando de Milito, o Atlético foi vice-campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. A derrota para o Botafogo na maior competição continental e a péssima campanha no Brasileirão culminaram na saída do argentino antes da última rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético tentou outros estrangeiros para substituir Milito, mas acabou chegando ao nome de Cuca. O técnico foi contratado em janeiro deste ano e também foi campeão Mineiro, mas não conseguiu fazer o time jogar nas demais competições. Cuca foi demitido após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil.
Sampaoli chega com a ingrata missão de reverter o placar diante do maior rival, além de tentar o título da Copa Sul-Americana e recuperar o Atlético no Brasileirão.
Técnicos da era SAF do Atlético
- Felipão: 41 jogos, 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas
- Gabriel Milito: 62 partidas, com 23 vitórias, 20 empates e 19 derrotas
- Cuca: 45 partidas, 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas