Adversários da próxima rodada do Campeonato Brasileiro Série A, jogo que valerá, inclusive, a liderança da competição, Atlético e Palmeiras também estão no meio de uma polêmica que muitas vezes domina as conversas de mesa de bar: os pênaltis. Enquanto na temporada passada era o Galo o time considerado por outros torcedores o favorecido por esse tipo de marcação, em 2022, é o Porco o grande protagonista.

Entre os clubes da elite nacional, o Palmeiras é o que mais teve pênaltis marcados nesta temporada: são 17 em 36 partidas, o que dá uma média de 0,47 por jogo. Com 15 gols marcados, o aproveitamento de conversão gira em torno de 88% – Raphael Veiga é o principal batedor, sendo que ele converteu nove e perdeu apenas um, contra o Santos, no domingo (29).

Já o Atlético aparece na 4ª posição, com 7 pênaltis marcados a favor em 31 partidas, ou seja, menos da metade do time alviverde – média é de cerca de 0,22 por jogo. Desses, a rede não balançou apenas uma vez. Normalmente, o atacante Hulk é quem converte; ele fez cinco neste ano.

Entre esses clubes, aparece o São Paulo (9) e o Athletico (8). Na parte de baixo do ranking, o Red Bull Bragantino é o último, com apenas uma falta marcada dentro da área nesta temporada.

Contra

Com relação aos pênaltis marcados contra, o Galo teve apenas 2, enquanto o Verdão obteve 3. Equipes tomaram gols em todas as oportunidades.

O mais prejudicado neste quesito é o Santos, com 8.

Galo e Palmeiras jogam no próximo (5), às 16h, no Allianz Parque.