Pelas redes sociais e portal oficial do clube, o Cruzeiro comunicou que iniciou uma reformulação estratégica no seu departamento de captação, com o objetivo de “fortalecer a identificação de talentos e elevar o nível de suas categorias de base”, escreveu em nota. A meta do clube estrelado é alcançar novos mercados, até mesmo fora do país.
“Estamos passando por uma reestruturação que dará suporte essencial às nossas categorias de base. Fizemos uma análise de mercado e conseguimos profissionais para atuar em todas as regiões do Brasil — Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste —, justamente para suprir as nossas necessidades”, disse o coordenador de captação da Raposa, Carlos Anunciação.
A busca por novos atletas na América do Sul passa pelas mãos de uma equipe responsável por monitorar jogadores de países sul-americanos. “Recentemente tivemos um observador nosso acompanhando uma competição na Colômbia. Também já enviamos um profissional para cobrir um torneio na Tanzânia e temos previsto o envio de outro profissional à Nigéria no próximo ano”, afirmou Carlos Anunciação.
Forte nas categorias de base, sobretudo nos últimos anos, o Cruzeiro busca garantir sua sustentabilidade e se consolidar como referência na formação de atletas no futebol brasileiro. “Demos o pontapé inicial do nosso projeto de prospecção e captação de novos talentos para o Cruzeiro, inclusive incorporando novos profissionais na equipe. O principal objetivo é cobrir o Brasil inteiro em busca dos melhores jogadores, para o futuro do Cruzeiro ser próspero e autossuficiente em poucos anos”, falou ao portal do clube Rafael Vieira, gerente de mercado e análise do Cabuloso.
Novos projetos
O Cruzeiro anunciou ainda a criação de dois projetos voltados à descoberta de novos atletas: o “Fluxo” e a “Copa Futuro Celeste”. As ações são gratuitas. “No projeto ‘Fluxo’, buscamos dar oportunidade a jovens que sonham em jogar no Cruzeiro. Através da nossa equipe de captação, convidamos atletas em potencial para um período de treinamentos na Toca da Raposa 1, onde são avaliados por nossos profissionais. Já realizamos algumas edições e estamos colhendo os primeiros frutos desse trabalho”, destacou Carlão.
Já a “Copa Futuro Celeste” será realizada em comunidades de Belo Horizonte e em outras regiões do país, com o objetivo de captar novos atletas e estreitar o vínculo do clube com a sociedade, proporcionando momentos de recreação para crianças de diversas idades.