A 'novela' envolvendo a contratação do atacante Dudu, que acabou não sendo concretizada, fez o Cruzeiro praticamente reviver um caso parecido que ocorreu há não muito tempo. Em 2021, o clube também anunciou um jogador que não assinou contrato.
Lembra dele? O meia colombiano Yeison Guzmán, uma das grandes promessas do futebol nacional, foi anunciado no dia 15 de abril daquele ano. Então com 23 anos, o atleta estava no Envigado, e era sondado por outros clubes brasileiros, como Fluminense, Grêmio e São Paulo.
Com problemas financeiros e no calvário da Série B do Campeonato Brasileiro, a Raposa pagaria R$ 6,5 milhões pelo negócio. Na época, o time tinha como presidente Sérgio Santos Rodrigues, e o diretor de futebol era André Mazzuco.
O clube celeste ainda postou um vídeo do meia com uma camisa azul dizendo: "Olá, Nação Azul. Sou Yeison Guzmán, agora um louco a mais pelo Cruzeiro".
Melou
Porém, cinco dias depois, em 20 de abril, Guzmán desistiu de vir para Minas Gerais. O clube alegava que o jovem assinou documentos aceitando o acordo, fato negado pelo seu staff.
Um dos motivos teria sido a falta de garantias que o clube honraria com seus compromissos financeiros, já que estava em crise e atrasava salários e outros pagamentos. O Cruzeiro levou o caso à Fifa, e não houve um desfecho satisfatório.
Onde está?
Ainda no meio de 2021, Yeison Guzmán foi contratado pelo Atlético Nacional, também da Colômbia. Em uma temporada e meia, não foi um dos grandes destaques da equipe, por onde disputou 68 jogos, marcou nove gols e deu sete assistências.
Em 2023, foi para o Tolima, onde tem contrato ativo, e grande parte do primeiro semestre de 2024 foi titular. Pelo time, já disputou 67 partidas, marcou 20 gols e concedeu 12 passes decisivos a seus companheiros.