O Campeonato Brasileiro chegou a sua metade. A partir deste sábado (26 de julho), as equipes voltam a se enfrentar pelo returno da competição nacional. O primeiro compromisso do Cruzeiro, que está em quinto lugar, com 32 pontos, é diante do líder Botafogo, com 40. As equipes entram em campo neste sábado (27), às 21h30, no Rio de Janeiro.

A equipe celeste tem um jogo a menos em relação aos adversários. A partida contra o Internacional foi adiada por causa das chuvas no Rio Grande do Sul. No entanto, o time estrelado está no G-6, garantindo uma vaga para a Libertadores de 2025. Contudo, a Raposa iria para a pré-Libertadores, período de confrontos eliminatórios, que antecede a fase de grupos.

Conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time do técnico Seabra possui 69,3% de chances de se classificar para a competição continental. A equipe tem menos chances apenas que o Botafogo (95,8%), Flamengo (88,9%) e Palmeiras (78,7%).

O Cruzeiro também é o quarto time com mais chances de conquistar o Brasileirão 2024. No entanto, a porcentagem é inferior a de classificação para a Libertadores. A Raposa tem apenas 8,8% de chances de erguer a taça da competição. O Botafogo é o 'favorito', com 40,6%, seguido por Flamengo (23,1%) e Palmeiras (11,8%).

Rebaixamento?

As chances de rebaixamento são remotas, conforme o Departamento de Matemática da UFMG. Segundo o levantamento, a possibilidade é de 0,068%. O Cruzeiro é o quinto com menos chances de ir para a segunda divisão.

O ranking aponta o Flamengo com 0,001%, o Palmeiras com 0,010% e o Fortaleza com 0.045%. O Botafogo, de acordo com o levantamento, não possui chances de ser rebaixado.

Chances do Cruzeiro no Brasileirão

Campeão - 8,8%
Libertadores - 69,3%
Sul-Americana - 28,7%
Rebaixamento - 0,068%

Fonte: Departamento de Matemática da UFMG