Convocados pelo técnico Dorival Júnior para os jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, Guilherme Arana e William 'dão sequência' ao histórico de laterais de Atlético e Cruzeiro que já foram chamados a vestir a Amarelinha quando atuavam pelos arquirrivais estaduais.
A lista elaborada pela reportagem de O TEMPO Sports conta com quase uma dezena de atletas, sendo seis deles jogadores que atuavam pelo Cruzeiro e três pelo Atlético.
Enquanto alguns deles tiveram mais destaque, tendo, inclusive, disputado Copa do Mundo, outros tiveram oportunidades apenas em amistosos ou em torneios considerados de menor relevância.
Relembre abaixo os laterais de Atlético e Cruzeiro que já foram convocados para a seleção brasileira quando atuavam no futebol mineiro.
Nelinho - Considerado um dos melhores laterais da história do futebol mineiro e dono de um chute potente, Nelinho fez história disputando as Copas de 1974 e 1978. Nesta última, diante da Itália, na disputa do terceiro lugar, fez um dos gols considerados mais bonitos dos Munidias, com um chute cruzado em que colocou uma curva gigantesca para fugir do alcance do goleiro Dino Zoffi. Anos mais tarde, Nelinho também teria grande passagem pelo Atlético, mas não voltou a ser convocado para a seleção.
Nonato - Um dos jogadores mais vitoriosos com a camisa do Cruzeiro, tendo sido capitão da equipe por várias temporadas, Nonato chegou a ser convocado para a seleção brasileira em 1993. Entretanto, participou apenas de amistosos, não tendo recebido oportunidades em jogos das Eliminatórias.
Evanílson - Revelado no América, Evanílson ganhou ainda mais destaque ao se transferir para o Cruzeiro e assumir a titularidade da lateral-direita. Dono de um fôlego impressionante, se destacava pelo apoio ao ataque. Pela seleção, participou da Copa América e das Copa das Confederações em 1999.
Maicon - Cria da Toca da Raposa, Maicon fez parte da equipe do Cruzeiro que conquistou a Tríplice Coroa em 2003 (Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Com o sucesso, acabou convocado para a seleção, tanto para a Copa Ouro 2003 quanto para a Copa América 2004. Depois de deixar o Cruzeiro rumo ao futebol europeu, continuou defendendo a seleção.
Leandro - Outro que se destacou na campanha vitoriosa do Cruzeiro em 2003, o lateral-esquerdo Leandro foi convocado para amistosos da seleção brasileira em 2004, mas não chegou a atuar. Mais tarde, ele também teria passagem pelo Atlético.
Gilberto - Lateral esquerdo de origem, Gilberto estava atuando como meia no Cruzeiro quando foi convocado para a Copa de 2010 - na posição de lateral. Chegou a atuar no Mundial. Depois de deixar o Cruzeiro ainda teve algumas poucas oportunidades pela seleção.
Douglas Santos - Jogador que chegou ao Atlético sem grandes 'holofotes', o lateral-esquerdo Douglas Santos conseguiu se firmar como titular e passou a despertar atenção de outras equipes. Em 2015, foi convocado para a seleção para a disputa de partidas amistosas e também das Eliminatórias. No ano seguinte, foi campeão olímpico com a seleção sub-23 nos Jogos do Rio 2016 e também integrou o elenco principal na disputa da Copa Centenário 2016.
Fábio Santos - Um dos jogadores com grande identificação com o Atlético, o lateral-esquerdo Fábio Santos teve dois momentos com a seleção brasileira enquanto defendia o Galo. Em 2016, participou da disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia. Também disputou um amistoso em 2017, organizado em prol das famílias das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense.
Marcos Rocha - Revelado na base do Atlético, Marcos Rocha teve que rodar por outros clubes antes de assumir a titularidade no time alvinegro. Com as boas atuações, acabou convocado por amistosos da seleção brasileira, primeiro em 2013, ano em que o Galo conquistou o título da Libertadores. Em 2017 também participou do amistoso organizado em prol das famílias das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense.