O Cruzeiro prometeu iniciar os trabalhos com as categorias de base do futebol feminino ainda em 2025. A informação foi repassada durante apresentação do elenco para a temporada, realizada nesta quinta-feira (9), pela diretora da modalidade no clube celeste, Bárbara Fonseca Fonseca.

“Vamos ter a base ainda esse ano. O profissional necessita de uma energia maior agora no começo, mas durante a temporada, quando as coisas estiverem caminhando, vou virar a chave”, disse. A dirigente não detalhou sobre quais categorias (faixa etária das atletas) e o local dos treinamentos.

Segundo Bárbara Fonseca, o clube conseguiu captar 30% do valor necessário para iniciar o projeto. “Todo projeto incentivado você precisa captar pelo menos 20% para começar. Então tem umas duas semanas que a gente já conseguiu uma segunda marca e atingimos esse percentual. Eu já tenho um grande nome para iniciar na base. Não é do futebol, ela é do nicho de um outro esporte, mas vai fazer um trabalho enorme na nossa base”, afirmou.

Em 2023, após a conquista do Campeonato Mineiro, Bárbara Fonseca informou que o clube planejava iniciar os trabalhos nas categorias de base em 2024 - o que não ocorreu. Em outubro, a dirigente justificou que o clube enfrentou dificuldades em relação a infraestrutura.

“A gente esbarra na questão de estrutura. Precisamos buscar uma 'Toca 3' para desenvolver o futebol feminino. Não pensamos apenas em sub-20, mas em outras idades também, como sub-17 e sub-15. Tentaremos uma equipe campeã para o futuro", disse na ocasião.

Ainda durante a entrevista coletiva feita no fim do ano passado, cogitou-se a compra da Arena Gregorão, em Contagem, para que o clube pudesse desenvolver atividades das categorias de base masculina e feminina, além dos jogos da equipe principal do feminino. “Esse é um estudo que ainda está sendo feito pelo clube. Estão analisando se irão comprar algum lugar ou construir em uma das Tocas”, informou Bárbara nesta quinta-feira (8).