O clássico deste sábado entre América x Cruzeiro vai definir o primeiro finalista do Campeonato Mineiro 2025. A partida acontece às 16h30, na Arena Independência, e quem ganhar garante vaga na decisão do estadual. No duelo de ida, os rivais ficaram em igualdade em 1 a 1, no Mineirão, e novo empate leva a decisão para os pênaltis.

E para o confronto, americanos e cruzeirenses tem suas razões para entrar em campo com otimismo, considerando o histórico do clássico desde os anos 1920 - quando começou o confronto - até um passado mais recente.

Ao longo da história, a Raposa leva ampla vantagem no duelo. Considerando todas as competições, foram disputados 273 jogos entre as duas equipes, com 72 vitórias do América, 82 empates e 119 triunfos do Cruzeiro, segundo levantamento do portal O Gol. A equipe celeste balançou as redes americanas por 455 vezes, e sofreu 333 gols do América.

Para o lado alviverde, o fato de jogar em casa serve como alento neste histórico. Em 119 ocasiões como mandante, o América venceu 43 partidas, com 38 empates e 38 derrotas para o Cruzeiro.

O retrospecto mais recente também favorece o Coelho. Nos últimos 10 clássicos entre América e Cruzeiro, o alviverde venceu 6 partidas, empatou 3 e perdeu apenas uma. Aliás, a última derrota do América para a Raposa aconteceu em 14 de maio de 2023, quando o Cruzeiro goleou o rival por 4 a 0 pelo Brasileirão daquele ano.

O América acumula uma invencibilidade de quatro partidas consecutivas sem derrotas para o rival celeste - três empates e uma vitória.

Nesta edição do Campeonato Mineiro, América e Cruzeiro já se enfrentaram duas vezes, com dois empates em 1 a 1.