A torcida e os jogadores do Cruzeiro sairam frustrados com o empate em 0 a 0 com o Atlético, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém o resultado do clássico ajudou o time do técnico Leonardo Jardim a manter os bons números como mandante em 2025. E a largada da Raposa jogando em casa no Brasileirão deste ano tem o mesmo aproveitamento de uma temporada que acabou com o título do Brasileirão para a equipe celeste.
Dos cinco jogos que a Raposa mandou na competição até agora, saiu vencedora em quatro (Mirassol, Bahia, Vasco e Flamengo) e empatou um (Atlético). O aproveitamento é de 86,6%, com conquista de 13 dos 15 pontos disputados em casa até agora. Os números tornam o time azul o melhor mandante do torneio, ao lado do Ceará.
O aproveitamento é o mesmo que o Cruzeiro atingiu nos primeiros cinco jogos como mandante no Campeonato Brasileiro de 2014. Naquela temporada, a Raposa empatou com o São Paulo em casa, para na sequência vencer Coritiba, Sport, Flamengo e Vitória. No fim do ano, o time estrelado acabou conquistando o tetracampeonato brasileiro.
No Brasileirão 2025, jogando em casa, até agora a Raposa marcou oito gols em cinco jogos (média de 1,6 por jogo) e sofreu apenas dois (média de 0,25 por partida).
'Mau' anfitrião
Mesmo que inferior ao registrado no Campeonato Brasileiro, o aproveitamento do Cruzeiro como mandante na temporada como um todo também é animador. Até o momento, a Raposa mandou 13 jogos no ano, dos quais venceu oito, empatou três e perdeu apenas dois. O aproveitamento é de 69,2%. Nesses 13 jogos em casa, o time da Toca da Raposa marcou 19 gols (média de 1,4 por jogo) e sofreu 10 (média de 0,7 por partida).
As únicas duas derrotas do Cruzeiro em casa neste ano foram pelo Campeonato Mineiro (2 a 0 em clássico contra o Atlético) e pela Copa Sul-Americana (2 a 1 para o Mushuc Runa-EQU).
Próximos desafios em casa
Se o cenário atual das equipes do Brasileirão se mantiver, a Raposa tem condições de seguir com bons números jogando como mandante no ano. Até o fim do primeiro turno da competição, a equipe azul fará cinco partidas em seus domínios. Três delas são contra times que estão na zona de rebaixamento: Grêmio (17º), Juventude (18º) e Santos (19º).
As outras duas partidas em casa prometem ser mais desafiadoras, por serem contra times do pelotão de frente da disputa. Um dos oponentes é o líder Palmeiras, que inclusive é a próxima equipe a visitar o Cruzeiro. O outro duelo da Raposa em casa é contra o Ceará, que ocupa a quinta posição.