No primeiro semestre de 2025, a maior expectativa envolvendo a atuação do Cruzeiro no mercado de transferências era a contratação de um zagueiro. No entanto, a janela do meio do ano se encerrou sem um novo jogador para a posição, o que foi motivado não só por negociações frustradas.
A SAF entendeu que os reforços do setor já estariam na Toca da Raposa. Em fevereiro, quando era considerado titular, João Marcelo sofreu uma grave lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito – e houve quem disse que ele só voltaria a jogar em 2026.
No entanto, tanto a direção quanto a comissão técnica, liderada por Leonardo Jardim, confiaram no trabalho do Departamento de Saúde e Performance para recuperá-lo bem antes disso. O que acabou acontecendo: após um intenso tratamento, João retornou aos treinamentos com a equipe no final de agosto.
A outra aposta é sobre uma jovem promessa do clube: Bruno Alves. Com 20 anos, ele foi integrado ao elenco profissional neste ano após destaque pelas categorias de base e também pela seleção brasileira sub-20, a qual está a serviço atualmente. Ele é visto como a 5ª ou 6ª opção para a zaga na equipe.
Fabrício Bruno e Lucas Villalba são considerados titulares, enquanto Jonathan Jesus briga por espaço. Correndo por fora, há o paraguaio Mateo Gamarra, que está emprestado pelo Athletico Paranaense e ainda não convenceu.
Mercado
Entre os zagueiros buscados pelo Cruzeiro em 2025 estão Valentín Gómez, que estáva no Vélez Sarsfield; Victor Gabriel, do Internacional; e Brayan Medina, que atuava pelo América de Cali. Acabou que o foco do clube no mercado se tornou o ataque.
Dos quatro reforços contratados, dois são pontas: Luis Sinisterra e Keny Arroyo. Além deles, o clube trouxe o volante Ryan Guilherme e o lateral-direito Kauã Moraes.