Para avançar à terceira final seguida de Copa do Brasil, o Cruzeiro vai precisar quebrar um tabu no Beira-Rio na quarta-feira. Nada mais interessa à Raposa a não ser vencer, algo que não acontece no estádio colorado desde que ele foi reaberto após passar por reformas para abrigar jogos da Copa do Mundo. Antes disso, em 2013 e 2014, o Cruzeiro bicampeão brasileiro foi duas vezes ao Sul, atuando em Novo Hamburgo e Caxias, e venceu o rival por 2 a 1 e 3 a 1.
Todavia, quando o Beira-Rio voltou a fazer parte do cotidiano colorado, o time celeste foi até o estádio quatro vezes, com três vitórias do Internacional e um empate, todos os confrontos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Chama atenção que nesses quatro confrontos, Fábio esteve em campo apenas uma vez, no duelo que aconteceu nesta temporada, com a Raposa sendo derrotada por 3 a 1. Nas outras vezes, Rafael ocupou a meta celeste.
O jogo de quarta-feira será um teste de fogo para o Internacional, que nos últimos dias sofreu com críticas por conta da eliminação na Copa Libertadores. Pressão que fez o time entrar em campo com seus titulares na vitória sobre o Botafogo por 3 a 2, no Campeonato Brasileiro. Antes dessa partida, faixas foram afixadas pelos torcedores exigindo a conquista da Copa do Brasil. Ambiente que pode ser favorável ao Cruzeiro, que pode explorar o clima para superar o Internacional.
"A gente vai precisar sair um pouco mais, pois nós quem precisamos do resultados. Vamos ter que ter uma postura diferente no jogo. É saber jogar o jogo. Temos 90 minutos para fazer um gol, e consequentemente fazer o segundo. É fazer um jogo equilibrado. Acho que pode nos ajudar, sim. A pressão vai estar do lado deles também, pois caíram fora da Libertadores, e precisam classificar na Copa do Brasil", avaliou o meia-atacante Marquinhos Gabriel.
AINDA MAIS DISTANTE
O tabu do Cruzeiro diante do Internacional no Beira-Rio é ainda mais longevo do que a reinauguração do estádio colorado. A Raposa venceu pela última vez lá em 2010.
Naquele ano, o Cruzeiro era comandado por Adilson Batista, enquanto o Inter possuía no banco o uruguaio Jorge Fossati. A Raposa superou o Colorado por 2 a 1, com gols de Kleber "Gladiador". O único gol do Colorado foi marcado por Taison, que saiu naquele mesmo ano para o Metalist, da Ucrânia, vendido por R$ 13,4 milhões.
JOGOS INTERNACIONAL X CRUZEIRO NO NOVO BEIRA-RIO
Internacional 2x0 Cruzeiro - 06/12/2015 - (Beira-Rio / Porto Alegre) - Campeonato Brasileiro 2015
Internacional 1x0 Cruzeiro - 27/11/2016 - (Beira-Rio / Porto Alegre) - Campeonato Brasileiro 2016
Internacional 0x0 Cruzeiro - 29/04/2018 - (Beira-Rio / Porto Alegre) - Campeonato Brasileiro 2018
Internacional 3x1 Cruzeiro - 12/05/2019 - (Beira-Rio / Porto Alegre) - Campeonato Brasileiro 2019