O armador Raul Neto, conhecido como Raulzinho, é o novo reforço do Barcelona para a temporada 2024-2025. Natural de Belo Horizonte, o jogador de basquete aceitou a proposta do clube catalão e já passou por exames médicos, oficializando seu retorno ao basquete europeu após nove anos. Antes disso, o atleta havia defendido equipes como San Sebastián e Murcia, também na Espanha.
Raulzinho, que disputou as últimas oito temporadas na NBA, estava no Brasil jogando pelo EC Pinheiros na atual edição do NBB (2024-2025). Em apenas cinco partidas pela equipe paulista, o armador mostrou alto nível, alcançando médias de 16,8 pontos, 5,0 assistências e 3,2 rebotes, além de 17,8 de eficiência. Sua performance foi determinante no esquema do técnico Vítor Galvani.
"Estou muito feliz com o convite do Barcelona e ansioso para vestir essa camisa tão tradicional. Quero agradecer ao Pinheiros por ter aberto as portas para mim, me ajudando a retornar ao meu melhor nível. Foram semanas intensas, mas gratificantes, que me mostraram o porquê do Pinheiros ser uma referência no esporte brasileiro", destacou Raulzinho em sua despedida.
O Barcelona é um dos times de basquete mais vitoriosos da Espanha. O clube catatão soma dois títulos da Euroliga (2003 e 2010), 20 troféus da Liga ACB, 27 taças da Espanha, além de outras taças importantes no cenário continental.
Agora, com Raulzinho no elenco, a equipe catalã busca fortalecer ainda mais sua rotação para competir em alto nível e conquistar novos títulos.
"Estou preparado para contribuir com o time e conquistar resultados expressivos. Meu joelho está totalmente recuperado, e estou no meu melhor momento dos últimos dois anos. Competir em um clube como o Barcelona, que é referência mundial, é a realização de um sonho e fruto de todo o esforço dos últimos meses", afirmou o armador, que já está à disposição da comissão técnica.
Raulzinho é o quinto brasileiro a vestir a camisa do Barcelona. Antes dele, outros nomes representaram o país no clube: Anderson Varejão (2001-2004), Marcelinho Huertas (2011-2015), Wesley Sena (2016-2017) e Vitor Faverani (2017).
Do Minas para o Mundo
Com pai ex-atleta de basquete e atualmente treinador, Raulzinho começou na modalidade na categoria de base do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. Em 2011, fez as malas e foi atuar na Espanha. Tornou-se ídolo do Gipuzkoa e também vestiu a camisa do Murcia. Sondado para jogar na NBA, foi a 47ª escolha do draft de 2013, mas só em 2015 cruzou o Atlântico. Em oito anos, jogou em quatro franquias: começou no Utah Jazz, depois passou pelo Philadelphia 76ers, Washington Wizards, onde viveu o seu melhor momento nos Estados Unidos. Sua última temporada foi no Cleveland Cavaliers. Na soma das quatro equipes, esteve em quadra em 466 oportunidades.
Pela Seleção Brasileira, Raulzinho é presença garantida desde 2010. Disputou três mundiais e três edições de Jogos Olímpicos, além de disputas em Pré-Olímpico, Copa América e Sul-Americanos.