Em concordância com as principais ligas esportivas de diversas modalidades, a EuroLiga, competição máxima de basquete masculino da Europa, anunciou em seu site oficial, nesta segunda-feira (28), a decisão de seu Conselho de banir os times russos da competição. A medida vem em resposta à invasão Russa na Ucrânia, iniciadas na última semana.
Os times afetados são CSKA Moscow, UNICS Kazan e Zenit St Petersburg, da EuroLiga, e o Lokomotiv Kuban Krasnodar, da Eurocopa.
Ainda segundo o comunicado oficial, a entidade seguirá monitorando a evolução da situação na Ucrânia, e caso não haja melhoria, todos os resultados dos times russos na temporada poderão ser anulados.
Alem das punições anunciadas, a instituição repudiou a guerra e afirmou o compromisso com a manutenção da paz: "A Euroliga e seus clubes reiteram o seu firme compromisso com a paz, contra quaisquer atos de violência ou guerra, e continuarão a usar a sua voz para promover o respeito, a inclusão e a diversidade, valores que estão no cerne da organização e das suas equipes"
Outros esportes
Também nesta segunda (28), a Fifa anunciou a proibição de todas as seleções russas, incluindo as de base e principais dos dois naipes, além dos clubes russos de todas as suas competições oficiais. Isso afeta diretamente a participação do país na Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar, em novembro.
No vôlei, a Federação Internacional (FIVB) retirou as sedes russas da Liga das Nações e anunciou estar avaliando a realização do Campeonato Mundial, que será disputado na Rússia em setembro.