O futebol português e internacional se reuniu neste sábado (5/7) em Gondomar, nos arredores do Porto, em Portugal, para prestar as últimas homenagens a Diogo Jota, de 28 anos, e a seu irmão, André Silva, de 26. O velório reuniu atletas, dirigentes, treinadores e autoridades públicas que foram ao norte de Portugal se despedir do atacante do Liverpool (Inglaterra) e do Penafiel (Portugal), mortos em um acidente de carro na Espanha na quinta-feira (3/7).
Entre os presentes, estava em peso a delegação do Liverpool, clube defendido por Diogo. O técnico Arne Slot, o zagueiro e capitão Virgil van Dijk, o atacante Darwin Núñez, o volante Wataru Endo, o meia Curtis Jones, além de Andy Robertson, Joe Gomez e Ibrahima Konaté estiveram na cerimônia, assim como o diretor-executivo do clube, Michael Edwards, o diretor técnico Julian Ward e o meio-campista Ryan Gravenberch. O atacante italiano Federico Chiesa também compareceu.
Van Dijk chegou com um arranjo floral vermelho no formato de uma camisa de futebol com o número 20, usado por Jota, em branco. Andy Robertson, também companheiro do português na equipe inglesa, carregava um arranjo semelhante, com o número 30 de André Silva, que usava no Penafiel.
Outros clubes europeus foram representados por jogadores e técnicos portugueses. Do Nottingham Forest, o técnico Nuno Espírito Santo esteve no velório, assim como o meio-campista Bernardo Silva, do Manchester City, e o meia Bruno Fernandes, do Manchester United. João Félix (Milan), João Cancelo (Al Hilal), Danilo Pereira (Ittihad), Rúben Neves (Al Hilal), José Sá (Wolverhampton), Diogo Dalot (Manchester United), Rúben Dias (Manchester City), Nelson Semedo (Wolverhampton), Renato Veiga, Rui Patrício e Jota Silva também marcaram presença.
A seleção portuguesa foi representada por diversos nomes ligados ao time nacional. O técnico Roberto Martínez, o ex-treinador Fernando Santos, o goleiro José Sá e o ex-zagueiro Ricardo Carvalho compareceram. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, acompanhou o cortejo junto com jogadores como João Moutinho, os irmãos André e Ricardo Horta, Danilo Pereira, Bruno Fendrich e José Fonte.
Autoridades públicas também prestaram condolências, como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro Luís Montenegro. O agente Jorge Mendes, que gerenciava a carreira do jogador, também esteve entre os presentes.
O funeral foi realizado na Igreja Matriz de Gondomar. Coroas de flores em forma de camisas de futebol foram dispostas na entrada.