O campeão da Champions League, o PSG, e o Tottenham, atual vencedor da Liga Europa, abrem a temporada das competições de clubes do Velho Continente nesta quarta (13), às 16h (de Brasília), quando decidem o título da Supercopa da Uefa, que reúne exatamente os campeões dos dois principais torneios de clubes da Europa.
O jogo entre franceses e ingleses, que vai ser realizado no estádio Friuli, em Udine, na Itália, será transmitido pelo SBT e pela TNT Sports, além do Max, no streaming.
Leia mais: Luva de Pedreiro é internado às pressas em hospital na Paraíba; saiba detalhes
Disputada desde 1974, quando reuniu os campeões de 1973 da então Copa dos Campeões (atual Champions), o Ajax, da Holanda, e da extinta Recopa — torneio que reunia os campeões de copas nacionais —, o Milan, da Itália, a Supercopa passou por diversas mudanças em seu regulamento ao longo dos anos.
Originalmente, era disputada em jogos de ida e volta nas respectivas casas das equipes envolvidas. Desde 1998, porém, é jogada em partida única em local previamente definido — originalmente em Mônaco. Desde 2001, com a extinção da Recopa, o jogo passou a reunir o campeão da Champions contra o vencedor da Copa da UEFA, hoje Liga Europa.
Leia mais: Reduto atleticano em BH, Bar do Salomão vai fechar as portas e dará lugar a farmácia
O primeiro campeão foi o Ajax, da Holanda, e o maior vencedor é o Real Madrid, da Espanha, com seis conquistas. A Espanha possui mais taças, 17, e é seguida pela Inglaterra, com 10. O PSG pode quebrar o tabu da França, que nunca levantou essa taça. O próprio Paris foi o único vice, em 1996.
Leia mais: Executivo do Cruzeiro revela que clube teme arbitragem em clássicos na Copa do Brasil
Vale lembrar que o torneio não foi disputado, por falta de datas, em 1974 e 1981 e em 1985, devido à inclusão do Everton, da Inglaterra, país suspenso na época após a tragédia de Heysel, na Bélgica, quando torcedores do Liverpool foram acusados de causar a morte de 39 fãs da Juventus na final da então Copa dos Campeões, atual Champions League.