A principal liga de vôlei do Brasil, Superliga, retorna em 7 de janeiro de 2025 com novidades anunciadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Entre elas estão a chegada de novos aparelhos de desafio e a alteração nos horários das partidas durante a semana.

Segundo a CBV, mais seis equipamentos de video check, o sistema de desafio da arbitragem, estarão à disposição dos clubes. Agora, são 18 no total, diminuindo o risco de dano que acompanha o transporte dos aparelhos. O investimento foi de R$4 milhões.

Outra mudança diz respeito ao horário das partidas durante a semana (de segunda a sexta). Agora, os jogos da primeira janela começam às 18h, enquanto os da última serão realocados para às 21h (anteriormente, jogos começavam às 21h30).

Essa alteração foi resultado da primeira reunião da Comissão de Clubes da Superliga, criada pela CBV para essa temporada. A Comissão avaliou os jogos das 11 rodadas do turno e entendeu que, na disputa masculina, a duração média dos jogos foi de 2h13 (o mais rápido durou 1h07 e o mais longo, 3h46). Já na disputa feminina, a média foi de 2h03 (o mais rápido teve 1h22 e o mais longo, 3h01). A mudança foi aprovada pela emissora responsável pelos direitos de transmissão.

“O acompanhamento da Superliga é constante, com avaliações diárias e reuniões periódicas com as partes envolvidas, incluindo a Coordenação do Sistema de Desafio, o Serviço de Estatística e a Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol. A CBV trabalha para que a maior competição de clubes do país seja cada vez mais moderna, justa e conectada com as demandas de torcedores, atletas, clubes e patrocinadores", explicou Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

"A criação da Comissão de Clubes da Superliga se mostrou acertada, e a primeira reunião teve como resultado prático a alteração do horário dos jogos transmitidos pelo sportv, facilitando o deslocamento dos fãs e permitindo que as partidas que ocorrem em dias úteis terminem mais cedo. Já a ampliação do número de equipamentos de Desafio no segundo turno é fator positivo na elaboração da complexa logística de uma competição desta dimensão”, completou.