Minas Gerais chega com força total à reta final da primeira fase da Superliga Masculina de vôlei 2024/25. Três clubes do estado: Sada Cruzeiro, Itambé Minas e Praia Clube já estão garantidos nos playoffs das quartas de final da competição, mesmo antes da última rodada de quinta-feira (27/3) e levam para a próxima etapa não apenas o peso de campanhas sólidas, mas também nomes que se destacaram individualmente ao longo do campeonato.
Líder da competição na primeira fase, o clube estrelado garantiu a melhor campanha da fase classificatória. A equipe comandada por Filipe Ferraz venceu 18 jogos e perdeu apenas três, com um saldo de 57 sets vencidos contra 19 perdidos. Com jogos rápidos e consistência em todos os fundamentos, o Sada tem sido dominante.
No jogo defensivo, o líbero Alê tem se destacado como um dos principais da posição, com 67,15% de aproveitamento na linha de passe. É o segundo melhor do torneio, atrás apenas de Tiago, do Suzano, com 67,77%. Mike, do Minas, aparece em terceiro com 66,76%, seguido por Lucas Loh, do Praia Clube, que ocupa a quarta colocação com 65,79%.
No sistema ofensivo, o oposto Wallace e o central Otávio, ambos do Sada Cruzeiro, estão entre os destaques nos pontos de saque, com médias de 35,17 e 34,57 pontos, respectivamente. No bloqueio, o central Lucão também tem papel fundamental na equipe estrelada, com 43 pontos no fundamento, mantendo o time competitivo e consistente.
Experiência e juventude impulsionam Minas e Praia
Na vice-liderança da Superliga, o Itambé Minas soma 47 pontos. Já o Praia Clube aparece na quinta colocação, com 41. As duas equipes chegam aos playoffs em alta, sustentadas por atuações de destaque de atletas experientes e jovens promessas.
No Minas, o central Isac, 33 anos, figura entre os três jogadores com maior eficiência de ataque da competição. O atleta minastenista registra 52,40% de aproveitamento, atrás apenas de Thiery, do Sesi (54,49%), e Geovane, do Guarulhos (52,54%).
Já o Praia tem Franco, 35 anos, uma de suas principais armas ofensivas. O oposto é o segundo maior pontuador da Superliga, com 420 pontos, ficando atrás apenas de Darlan, do Sesi, que lidera com 496. Franco também tem o quinto melhor aproveitamento de ataque, com 49,93%. No bloqueio, Pietro, de 19 anos, é outro nome que se destaca. O central ocupa a quarta colocação no ranking do fundamento.
Paulistas tentam complicar mineiros
Campinas e Sesi têm sido adversários duros para os mineiros ao longo da temporada. No returno, o Sesi venceu tanto o Minas quanto o Praia e deu trabalho ao Sada Cruzeiro, mesmo sendo derrotado por 3 sets a 2, em jogo com parciais apertadas de 32/30 e 30/28. Já o Campinas foi o único time a vencer o Sada nos dois turnos. Além disso, também superou o Minas no returno. O Praia, por sua vez, conseguiu vencer o Campinas de virada em uma das partidas mais equilibradas da fase.
Veja os jogos da última rodada da Superliga Masculina, quinta-feira (27/3), às 21h
- São José x Suzano
- Joinville x Goiás
- Minas x Praia Clube
- Campinas x Sesi Bauru
- Guarulhos x Neurologia Ativa
- Sada Cruzeiro x Blumenau