O Sada Cruzeiro confirmou o favoritismo nos playoffs da Superliga Masculina de Vôlei e largou na frente nas quartas de final na disputa contra o Vedacit Guarulhos. A equipe celeste venceu os paulistas por 3 sets a 0, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite deste sábado (5). Lucão foi o destaque do jogo e eleito melhor da partida, com 16 pontos.
A partida foi a primeira da etapa final da Superliga. Jogando em casa, o Sada Cruzeiro foi apoiado pela torcida, que esgotou os ingressos para o duelo. A próxima partida será disputada em São Paulo, no próximo sábado, 12 de abril, às 18h, conforme cronograma da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Com a vitória neste sábado, o Sada Cruzeiro pode chegar à semifinal já na próxima partida, caso volte a vencer o Guarulhos. Caso o Vedacit vença, a vaga será definida em uma terceira partida, a ser disputada no Riacho, em Contagem, no dia 16 de abril. O Sada Cruzeiro levou a vantagem por ter se classificado em primeiro lugar na fase classificatória, com 54 pontos.
Maior campeão da Superliga com oito títulos, o Sada Cruzeiro somou 19 vitórias em 22 jogos. Os únicos resultados negativos foram diante do Vôlei Renata Campinas — no primeiro e no segundo turno —, e Joinville Vôlei, no returno. O Guarulhos, por sua vez, fez uma campanha de recuperação, após correr risco de rebaixamento, e garantir a última vaga para os playoffs. A equipe paulista somou 24 pontos, no turno e returno, acumulou nove vitórias e 14 derrotas.
O jogo
O primeiro set, vencido pelo Sada Cruzeiro por 29 x 27 foi marcado por disputa acirrada entre as duas equipes, por vezes ponto a ponto. Com erros de saque e ataques para os dois lados, o Cruzeiro levou a melhor após um bom aproveitamento nos saques. Matheus Brasília, Rodriguinho e Otávio cravaram aces para a equipe celeste. Pelo lado do Guarulhos, Léo Lukas e Saliba foram os destaques e conseguiram furar o bloqueio celeste em 11 ocasiões.
Já no segundo set, o Guarulhos chegou a esboçar uma reação, largou na frente do placar, chegando a abrir três pontos de vantagem, mas logo viu o Sada Cruzeiro se recuperar, virar o jogo e abrir cinco pontos de frente. Com um bom aproveitamento dos bloqueios e nos ataques, Lucão foi o destaque, com seis pontos. Wallace e Douglas Souza também viraram bolas importantes e desequilibraram para a equipe de Filipe Ferraz. O líbero Alexandre foi outro bom boa participação no período. O placar final foi de 25 x 21 para os cruzeirenses.
No terceiro set, o Guarulhos chegou a esboçar uma reação, ficou à frente no placar, mas acabou superado, mais uma vez, pelo Sada Cruzeiro. Rodriguinho, Wallace, Lucão e Vaccari se destacaram no duelo contra a defesa do Vedacit. A parcial foi de 25 x 22 para os mineiros.