O Lavras Vôlei, do Sul de Minas, é a novidade entre os participantes do Campeonato Mineiro, marcando presença na competição masculina pela primeira vez na sua história. O elenco contará com vários atletas do time juvenil do Sada Cruzeiro, além de Henrique Furtado, que ocupava o cargo de assistente de Marcelo Mendez na equipe do Barro Preto. Estreante no certamente, o Lavras Vôlei tem no entrosamento entre seus jogadores, que se conhecem bastante, um dos trunfos para ir bem. Boa parte dos atletas defendeu, na última temporada, o JF Vôlei, antigo parceiro cruzeirense. 

"Acredito que este entrosamento pode nos ajudar bastante e que isso seja um fato relevante. Entretanto, cada mudança que se faz em um grupo gera novas características e desafios ao time. É necessário trabalhar muito forte no dia-a-dia para que cada sessão de treino e de jogo possa gerar crescimento individual e coletivo", destaca Henrique. 

Um dos destaques é o ponta Pablo, que fez parte efetiva do elenco principal do Sada Cruzeiro na última temporada. O jogador, que tem a força ofensiva como principal característica, chegou a estar no grupo que jogou o Mundial de clubes, experiência que contribuiu para seu desenvolvimento. Agora, no Lavras, Pablo terá a chance de jogar com mais frequência e mostrar o seu valor antes de retornar ao clube do Barro Preto, assim como o líbero Lukinhas. Nas últimas semanas, o time treinou no CT do Sada Cruzeiro e chegou a fazer um amistoso contra o Minas, quando venceu por 4 a 1. "Já temos um bom tempo de treinamento. O grupo se apresentou em Belo Horizonte há algumas semanas e vem trabalhando muito bem. Estamos tentando aproveitar ao máximo toda essa estrutura que temos a disposição para evoluir a cada dia", reforça.

Força nas arquibancadas

A favor do Lavras, uma torcida que comparece e empurra. Na última edição da Superliga B feminina, o Lavras contou com uma equipe que teve uma força extra, nas arquibancadas, a cada jogo dentro de casa. "Acredito que os torcedores podem contribuir de muitas maneiras. Escutamos coisas positivas sobre eles e estamos ansiosos por enfrentar as grandes batalhas que teremos pela frente. Nas conversas com os profissionais da cidade, criou-se uma expectativa de casa cheia a cada partida como mandante", projeta o treinador. 

A ideia é conseguir o maior número possível de pontos, já pensando em se livrar de um cruzamento contra o Sada Cruzeiro nas semifinais, caso o time de BH confirme a liderança. "Todas as outras três equipes vão evitar esse possível cruzamento contra o Sada Cruzeiro nas semifinais. Nosso maior foco está em jogar muito bem, praticar um vôlei de muita qualidade e lutar por todas as vitórias", completa. 

Além dos atletas cedidos pelos azuis, outros foram contratados, todos eles com aval da comissão técnico cinco estrelas. Uma das certezas será o envolvimento da cidade. O calor da torcida poderá motivar, ainda mais, o jovem elenco do técnico Henrique Furtado, que sabe bem da capacidade dos seus atletas.

ELENCO:

Uma vez que o time foi montado para a temporada que se inicia, todos os jogadores são recém-chegados ao elenco. Foram contratados o ponta cubano Abrahan, o oposto Gabriel Cândido, que jogou a última temporada pelo Corinthians, além do central Ualas, o mais experiente do time. O restante chega do Sada Cruzeiro por empréstimo. 

Levantadores: Adami e Caio
Ponteiros: Raphael Marcarini, Abrahan, Gabriel Drumond e Pablo
Centrais: Matheus, Bruno, Ualas, Vitor
Opostos: Welinton e Gabriel Cândido
Líberos: Lukinhas e Juan Mendez

Técnico: Henrique Furtado