O começo de temporada do Fiat-Minas mostra-se um tanto quanto 'acelerado', como o próprio treinador Nery Tambeiro define. Além de não contar com o elenco completo em quase toda a pré-temporada, o treinador vê seu time fazer jogos seguidos dentro do Campeonato Mineiro. Na segunda-feira próxima, dia 17, o time vai completar cinco jogos em nove dias.
No próximo sábado, o time fará seu quarto na semana, em uma média bem superior a que será encontrada durante a temporada que termina em maio do ano que vem.
Ao invés de lamentar, o grupo prefere ver o lado positivo, sabendo que bons ventos podem soprar a favor nos próximos dias. "A equipe já começa a estar mais a vontade nos momentos de dificuldade, desenhando a sua verdadeira identidade. Tenho visto um grupo aguerrido e responsável", elogia o levantador Marlon, no alto da experiência dos 41 anos.
Depois de estrear no domingo, dia 9, contra o JF Vôlei, fora de casa, o Minas encarou o mesmo adversário na terça, em Três corações. Nesta quinta, na mesma cidade, confronto contra o Lavras, antes de pegar o Sada no sábado e o Lavras novamente na segunda.
A liderança no Estadual, aproveitando bem o maior número de jogos, veio após um rendimento crescente dos jogadores. "Pegamos uma sequência, teoricamente, do time mais fraco até o mais forte. Isso nos favorece por nos permitir evoluir enquanto equipe e entrosar ainda mais, já que alguns jogadores estavam fora com a seleção", lembra o central Flávio.
Durante a preparação, o Minas chegou a treinar com apenas quatro adultos, tendo o suporte da equipe juvenil. Sete jogadores, além do treinador, estiveram no México por cerca de uma semana, na Copa Pan-Americana. O líbero Maique passou as últimas semanas com a seleção brasileira antes de ser convocado para o Mundial que termina no final deste mês.