Único time brasileiro ainda na briga por medalha no Mundial de Clubes, o Gerdau Minas duela, no início da manhã deste domingo (18), contra o Eczacibasi, pela medalha de bronze. O jogo é às 7h no horário de Brasília.
Em semifinal dura, o time mineiro não conseguiu segurar o forte ataque do Conegliano, da Itália, e acabou superado por 3 x 0. Na briga pela medalha de bronze, vai encarar as anfitriãs do Eczacibasi, da Turquia, em outro duelo fortíssimo. O Ecza foi superado na segunda semifinal pelo Vakifbank, atual campeão mundial e time da ponteira brasileira Gabi, ex-Minas.
Mesmo com a derrota, o time minastenista ainda mantém vivo o sonho de medalha. Após a partida, a central Carol Gattaz falou sobre o desempenho do time e afirmou que o terceiro lugar seria muito significativo para este elenco
"A gente sabia que seria um jogo duríssimo. Acho que nossa equipe poderia ter entrado com um pouco mais de tranquilidade. Eu sei que, nesses jogos, a gente sabe que são equipes que quase não cometem erros e que sacam muito bem e toda hora estão nos forçando, mas eu acho que fica de aprendizado, mais uma vez. Agora é hora de virar a chave e amanhã ir em busca dessa medalha de terceiro lugar, que para nós é muito importante também", afirmou a central.
Na última participação do Minas no Mundial, o clube também caiu na semifinal e, depois, foi superado na disputa do terceiro lugar, ficando em quarto. Em 2018, em temporada histórica, surpreendeu o Eczacibasi na semifinal para brigar pela medalha de ouro, mas perdeu para o Vakif e ficou com a prata. Essa foi a última vez que o elenco minastenista subiu no pódio do torneio internacional, que reúne os melhores times do mundo.
Às 10h, Vakifbank e Conegliano fazem a final do Mundial, em reedição da decisão da última temporada. O também mineiro Dentil Praia Clube foi o outro time brasileiro da disputa, mas caiu ainda na fase de grupos.