O Gerdau Minas duela às 10h30 deste sábado (17) com o Conegliano pelas semifinais do Mundial de Clubes de vôlei feminino, em Antalya, na Turquia. A partida marca o encontro dos campeões brasileiro e italiano da última temporada e terá transmissão do canal ESPN 4.
A frieza da tabela pode entusiasmar o torcedor que não acompanha o torneio de perto, mas o técnico minastenista, Nicola Negro, vê o desafio não como "um passo" em busca da final, e sim como uma escalada, levando em conta a força do adversário.
"Sabemos que temos pela frente duas montanhas altas, mas vamos com tudo, porque o objetivo é voltar com uma medalha", afirma o comandante do Minas, referindo-se à semifinal e, depois, à disputa pelo ouro ou pelo bronze.
Primeira "montanha" a ser superada, o Conegliano passou para as semifinais como líder do grupo A, após vencer o Dentil Praia Clube, por 3 a 0, e o Eczacibasi, da Turquia, por 3 a 1. A equipe italiana é apontada como uma das favoritas ao título. No ano passado, ficou com a prata no Mundial.
Já o Minas chega ao mata-mata depois de ficar em segundo lugar no grupo B, com derrota para o VakifBank, da Turquia, por 3 a 0, e vitória sobre o Kuanysh, do Cazaquistão, pelo mesmo placar. O time brasileiro vem de duas atuações elogiadas, inclusive na derrota, quando vendeu caro o resultado.
O duelo deste fim de semana colocará frente a frente algumas das jogadoras com melhores estatísticas na competição. A central Julia Kudiess, do Minas, é a líder em aces, com seis, e a oposta Isabelle Haak, do Conegliano, a maior pontuadora do torneio, com 50 bolas garantidas.
Embate entre turcas
O outro confronto das semifinais é entre os dois times da casa: VakifBank (primeiro colocado do grupo B) e Eczacibasi (segundo do grupo A) se enfrentam às 14h (de Brasília) deste sábado.