O Gerdau Minas saiu do Mundial de clubes de vôlei feminino sem nenhuma medalha. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe comadada pelo treinador italiano Nicola Negro foi derrotada neste domingo (18) pelo Eczacibasi, da Turquia, por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 23-25, 25-10 e 25-21. A partida foi disputada em Antalya, na Turquia. A grande final acontece a partir das 10h (horário de Brasília) deste domingo entre o Conegliano (Itália) e o Vankifbank (Turquia).
O favoritismo era turco, mas o time mineiro não se rendeu fácil e foi a melhor atuação de uma equipe brasileira contra um rival europeu nesta edição do Mundial. Aliás, pela quarta edição seguida da competição, o Minas Tênis Clube garantiu a melhor classificação entre as equipes que são de fora do eixo europeu.
🦾 VAMOS, MENINAS!!! 😤
— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) December 18, 2022
🔥 Mundial de Clubes 2022
🏐 2° SET
⚫️ Eczacibasi (TUR)
23
x
25
⚪️ Gerdau Minas
📺 Transmissão: ESPN e Star Plus#VaiMinas #GerdauMinas #ClubWorldChamps pic.twitter.com/Bk2K6ZA5wx
Apesar de não ter conquistado o 3º lugar na competição, o treinador Nicola Negro acredita que o balanço, de uma maneira geral, foi positivo. "Disputamos um bom Mundial. Para o nível de jogos que temos. Hoje foi um jogo complicado. Foi abaixo. Mérito do adversário também. Mas os outros dois jogos foram jogos muito bons, contra times fortes", comentou o técnico que lamentou que as minatenistas saíram sem nenhuma medalhas, mas ressaltou a evolução do time.
"Infelizmente saímos sem a medalha, mas a sensação é de que demos um passo a frente. Agora precisamos descansar. Precisamos porque é mais mental que físico. E depois, em janeiro, é outra parte da temporada", comentou.
A jogadora Carol Gattaz também analisou a atuação do Gerdau Minas ao longo do torneio e disse que disputar uma competição de alto nível como o Mundial sempre traz aprendizados. "Acho que todo Mundial pra gente é muito bom. A gente tira lições e aprendizados muito grandes daqui. A gente sabe do nível do vôlei mundial. A gente sabe que é muito difícil, mas, ao mesmo tempo, o que a gente leva de lição é o mais importante. Acho que a gente conseguiu resgatar, cada uma conseguiu entender o seu voleibol, o nosso voleibol, e a gente sai daqui muito mais fortalecida", declarou a central e capitã do Gerdau Minas, que lamentou a derrota, mas, frisou o empenho das jogadoras.
"É óbvio que a gente queria uma vitória, a gente brigou muito até o final, mas a gente sai com um bom resultado. Agora é descansar. Foi nosso último jogo do ano. A gente volta no ano que vem com outra cabeça e seguirmos com a temporada. Valeu pela torcida!", disse.