O fato de contar com treinadores renomados obriga equipes como Dentil Praia Clube e Sada Cruzeiro a se virarem como for possível para contar com a atenção dos seus comandantes a muitos quilômetros de distância. Nas últimas semanas, Paulo Coco, técnico do time feminino, esteve no Japão como assistente da seleção brasileira feminina.
Apesar do fuso horário ser um adversário, o contato com seu auxiliar Wendel Ramos foi constante, fazendo Coco manter atenção no time nacional e também na equipe mineira, que está em período de pré-temporada.
"A gente se vira para dar um jeito. Eu cochilo menos daqui, ele menos de lá, com o intuito de se falar com frequência. A gente conversou bastante sobre nosso último jogo, contra o Sesi Vôlei Bauru e passamos pra ele uma análise detalhada do que aconteceu. Mesmo com a atenção dele na seleção, que exige uma imersão absurda, ele também fez questão de receber nossos vídeos. Apesar de tudo, conseguimos manter um contato permanente", destaca Ramos.
Após o quarto lugar da seleção feminina no torneio, a presença de Paulo Coco em Uberlândia é aguardada nos proximos dias. Quem irá desembarcar na cidade do Triângulo com ele será a central Carol, que fez parte do time na competição. O Praia, depois de dois amistosos contra o Bauru, se prepara para o Desafio Minas x Rio, programado para acontecer entre 17 e 19 de outubro, em Sete Lagoas, com as presenças de Itambém Minas, Flamengo e Fluminense.
Depois das mulheres, chegou a vez dos homens disputarem o torneio no Japão. Por lá, está Marcelo Mendez, que estreou com o pé direito ao vencer os Estados Unidos, na última terça-feira, por 3 a 2. O hermano fica com um olho lá e outro em Belo Horizonte, tentando acompanhar de perto seu time que já fez quatro jogos no Mineiro, somando três vitórias.
"Há poucos dias, fizemos uma chamada e eram seis da manhã na Argentina, quando ele ainda não havia embarcado para o Japão. As decisões são tomadas em conjunto, mas ele também permite minha autonomia para tomar decisões durante os jogos. As conversas são frequentes", conta Humberto Martelete, assistente de Mendez. O Sada Cruzeiro volta a jogar no Estadual nesta quinta-feira, contra o Fiat Minas, às 19h30, na Arena da Rua da Bahia.