A presença de mais de 120 jovens na 'peneirada' de vôlei de praia, promovida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Belo Horizonte, na última semana, mostrou que dali certamente sairiam alguns nomes que merecem atenção. Após os testes que aconteceram no Olympico Club, no Clube Palmeiras e no Centro Esportivo Pedala, em Betim, o resultado final foi positivo.
O balanço foi feito por Marcelo Carvalhaes, o Big, técnico dos treinos junto à equipe feminina. "Gostamos muito do que vimos. Atletas altas e de bom nível técnico, muitas vindo da quadra. Fomos muito bem recebidos e deu pra perceber o bom trabalho que é realizado pela Federação Mineira de Vôlei. Ficamos felizes com o prestígio que recebemos em Betim com a presença do prefeito Vittorio Medioli e da sua secretária de esportes. Com certeza sairão de Minas Gerais atletas que iremos analisar com mais cuidado", afirma Big.
Um total de oito testes serão realizados em outras partes do Brasil com 20 atletas sendo selecionadas para atividades que vão acontecer em setembro no Centro de Treinamento da seleção brasileira em Saquarema. O vôlei de praia mineiro já revelou importantes nomes para a modalidade nacional. Uma das atletas de maior representatividade é Ana Patrícia Ramos, natural de Espinosa, no Norte de Minas.
Atualmente, ao lado da dupla Rebecca, ela lidera o ranking olímpico, com boas chances de estar nos Jogos de Tóquio em 2020. Em Betim, ela foi treinada por Giuliano Sucupira, que também analisou de perto os testes na última semana.