Daniel Ottoni
@superfc
22/05/18
13h45

Ultramaratona

Cipó Cup tem desafio extremo por entre montanhas de Minas Gerais

Inscritos serão desafiados em percursos de alto nível que darão recompensas com cenários deslumbrantes

Movimentação da economia de vilarejos é um dos focos da prova — Foto: Divulgação
Daniel Ottoni | @superfc
22/05/18 - 13h45

Por mais que o cenário seja paradisíaco e o sentimento, em muitos momentos, seja de privilégio, para participar do Cipó Cup, ultramaratona por entre as montanhas mineiras da Serra do Cipó, é preciso ser diferenciado. Afinal, serão 400km em cinco dias desafiando atletas amadores e profissionais entre esta quarta-feira e o próximo domingo. De passeio a Cipó Cup não tem muita coisa, uma vez que será preciso comprovar excelente condição física para dar conta de percursos que vão passar em um dos dias, dos 100km, que serão percorridos durante cerca de sete horas de pedal. O trajeto será dividido em cinco etapas, que passarão por vilarejos do interior mineiro que terão a presença dos inscritos ajudando a movimentar a economia. 

A parte turística e gastronômica será um dos atrativos da prova, aproveitando bem o potencial que o Estado oferece nestes setores. "Estamos operando com quatro municípios, 12 pousadas e o diálogo com as comunidades sempre foi muito importante, pois se trata de um produto turístico para atletas de outras cidades e até países. Consumir produtos dos comércios locais é algo interessante para a região", comenta Antônio Duarte Gonçalves, o Ticorico, organizador da prova. "A Cipó Cup é uma prova expedicionária e itinerante, com trilhas selvagens com erosão, cascalho, subidas, descidas e trechos diversificados que passam por rios, florestas e matas", completa.

Depois de estrear em 2017 com representantes de seis estados, a prova retorna em 2018 com participantes do mesmo número de federações, além de um campeão europeu. "Estas trilhas e o nível técnico são dois atrativos para os ciclistas. A paisagem de serras agrega bastante também. Foram trilhas escolhidas a dedo, lugares que ninguém nunca passou e que não tiveram interferência nenhuma", reforça o organizador. 

Alto nível. Nomes do mais alto gabarito estão confirmados como do italiano Marzio Deho, bicampeão do Iron Biker e vencedor de algumas das maiores ultramaratonas do planeta. "Temos atletas de renome que chegam para engrandecer o evento. Pra nós, é uma honra contar com um norme do porte do Deho", comenta Ticorico. O brasiliense Alexandre Manzan, campeão do X Terra e o mineiro Gabriel Domeniconi serão dois dos seus fortes concorrentes.

Os participantes estarão divididos em duplas ou pedalando por conta própria. A cada dia, a certeza é de paisagens deslumbrantes, que servirão de motivação para encontrar novos cenários que ficarão na memória por muitos anos, garantindo uma experiência única por entre lugares inóspitos, que só o trajeto de bicicleta pode proporcionar. 

Confira o trajeto da prova

23/5 - 1ª etapa - Alto Palácio (prólogo)

24/5 - 2ª etapa - Alto Palácio - Peixe Tolo

25/5 - 3ª etapa - Peixe Tolo - Serra dos Alves

26/5 - 4ª etapa - Serra dos Alves -  Morro do Pilar

27/5 - 5ª etapa - Morro do Pilar - Conceição do Mato Dentro

Informações pelo cipocup.com.br

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000