O período de treinos em Portugal como parte da Missão Europa deu às atletas do nado artístico do Brasil a chance de retomar as atividades após longa pausa provocada pela pandemia do coronavírus. As atletas Laura Miccuci, Luisa Borges e Maria Bruno, além da treinadora Twila Cremon, formam o primeiro grupo que esteve na iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e que já está de volta ao país de origem. 

Foram três semanas de treinamentos, que terminaram no começo deste mês antes do retorno ao Rio de Janeiro no dia 9. “Iniciamos uma nova etapa do planejamento elaborado, que é a sequência do trabalho realizado no exterior. Todas as seleções que estiveram, estão ou ainda vão a Portugal devem ter um plano bem estruturado para que, ao retornarem da Missão Europa, sigam trabalhando da mesma forma. Foi assim com o dueto brasileiro, que evoluiu nos aspectos físico e técnico em Rio Maior, e agora dá continuidade à programação prevista no Maria Lenk”, explica o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.

O protocolo na volta pra casa, com novos testes contra a Covid-19, propiciou que elas seguissem em atividade no Parque Aquático Maria Lenk. "Foi um dia bem legal. Só de podermos voltar a fazer o caminho de sempre e entrar novamente no Maria Lenk, que é a nossa segunda casa, foi uma sensação ótima. Demos continuidade ao trabalho, com as mesmas horas de treinamento e o mesmo trabalho de preparação física. Estamos seguindo todas as regras e muito focadas nos nossos objetivos”, diz a treinadora Twila Cremona.

As meninas seguem em busca da classificação para os Jogos Olímpicos. A última chance será no Pré-olímpico Mundial, marcado para acontecer entre os dias 4 a 7 de março de 2021, em Tóquio, que vai distribuir sete vagas olímpicas.