Há quem diga que Fortaleza é a cidade mais solar do Nordeste. Mas se a ideia é não pegar um pingo de chuva, viaje à capital cearense de julho a novembro. Embora ultimamente, as condições climáticas têm pegado de surpresa até os especialistas. Com um litoral de 12 praias e 34 km de extensão, a maior metrópole do Nordeste tem a seu favor um mar verde de águas mornas, uma boa oferta de espaços de cultura, uma gastronomia amplamente apreciada pelos turistas e um povo muito acolhedor.
De acordo com as pesquisas do Observatório do Turismo, ferramenta da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), entre os anos de 2022 e 2024, os visitantes oriundos de Minas Gerais geralmente têm idades entre 25 e 44 anos e costumam viajar com o objetivo de passeios e lazer em família. Os mineiros que viajam a lazer à cidade normalmnte ficam entre dois e quatro dias. O conselho é permanecer na cidade pelo menos três noites para visitar os principais cartões-postais.
Boa parte dos turistas que viajam ao Ceará escolhem permanecer uma semana, devido à distância e o custo alto do aéreo. Eles usam Fortaleza como base para explorar destinos próximos, como o Beach Park (principalmente quem tem filhos pequenos), as praias de Cumbuco, Morro Branco, Lagoinha, Águas Belas e Mundaú. Evite bate e volta a destinos como Canoa Quebrada, que merece mais tempo e uma outra viagem.
Nesta matéria, separamos dez atrações turísticas da cidade para um “marinheiro” de primeira viagem. De uma caminhada na avenida Beira-Mar a visitas a atrativos turísticos tradicionais como a praia do Futuro e o Mercado de Peixes.
1. Beira-mar
Caminhar na avenida Beira-Mar é uma maneira de sentir o alto-astral da cidade. A via pública costeira se estende ao longo das praias do Mucuripe, Meireles e Iracema e passou por uma requalificação nos últimos quatro anos. O conjunto de intervenções incluiu a construção de um novo calçadão, a ampliação da faixa de areia, a instalação de pavilhões multiuso, novos quiosques e espaços de convivência, academia ao ar livre, parque infantil, quadras de vôlei de praia, pistas de cooper, skate e hockey, ciclovia, anfiteatro e posto da Casa do Turista.
Na avenida Beira-Mar, faça uma parada na Feirinha de Artesanato - são 700 boxes no calçadão com diversos tipos de artesanato. O visitante consegue encontrar artigos regionais feitos em palha, renda, madeira, além de castanhas, cachaças, artigos de vestuário e de decoração em geral. O funcionamento começou ainda na década de 1980. Hoje, ela se constitui em um atrativo para os turistas. Depois de passar por uma reforma, foi reinaugurada em 2022. Funciona diariamente das 16h às 22h.
2. Praia do Futuro
Em Fortaleza, é indicado conferir se as praias estão próprias para banho. A dez minutos da zona hoteleira está a praia do Futuro, a preferida de grande parte dos fortalezenses e turistas. Com seus 8 km de extensão, é famosa pela infraestrutura das barracas que oferecem serviços diferenciados como piscinas, playground, restaurantes e salão de beleza, entre outros serviços. Nas barracas de praia é possível experimentar variadas opções de frutos do mar, além de pratos da culinária regional.
Uma dica é evitar circular na ponta esquerda da praia. Fora das barracas, a praia do Futuro não é um lugar seguro. Principalmente à noite, quando as barracas estão fechadas. Todas as quintas-feiras acontece a Quinta do Caranguejo. Entre as melhores barracas estão o Chico do Caranguejo; Crocobeach, com a melhor infraestrutura; Órbita Blue, com uma vibe eletrônica; Santa Praia, para quem gosta de praticar esportes; e Itapariká, para casais com filhos pequenos, com parque infantil, piscinas e monitores.
3. Mercado dos Peixes
Inaugurado em 1960 e requalificado em 2016, o Mercado dos Peixes fica no Mucuripe, ao lado de um dos principais cartões-postais de Fortaleza, a área de entrada e saída da jangada do mar. É o lugar indicado para quem quer comer peixes, lagosta e camarão sem preços exorbitantes. Só não espere uma estrutura de restaurante, o luxo aqui está na simplicidade. A dinâmica é simples: o visitante escolhe a barraca e as diversas opções de pesca para serem fritos ou cozidos na hora. Avenida Beira Mar, 3.998, Mucuripe. Os boxes abrem diariamente, das 7h às 22h, já o preparo de alimentos é das 10h às 22h.
4. Um passeio pelo Centro Histórico
O centro de Fortaleza é uma caminhada para fazer descobertas. Comece pelo Mercado Central (@mercadocentraldefortaleza), um dos melhores locais para compras artesanato local, desde redes, rendas aplicadas em roupas ou enxovais, castanhas, licores, materiais em couro, madeira e pedras. O local abriga mais de 600 boxes ao longo de cinco pavimentos. Há, ainda, espaços para degustar a gastronomia local, com pratos típicos da culinária cearense. Avenida Alberto Nepomuceno, 199, centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábado, de 8h às 17h, e domingo de 8h às 13h. Bem perto está a Catedral Metropolitana, erguida em estilo gótico romano.
Dali siga a rua Castro e Silva até a Estação das Artes, que funciona na antiga Estação Ferroviária João Felipe. A Estação das Artes (@estacaodasartes.ce) passou por reforma, mas mantém a arquitetura original, adaptando galpões para receber eventos musicais e de artes cênicas em geral. O espaço foi originalmente, em 1870, o Cemitério São Casimiro e aproveitou a estrutura da Estrada de Ferro de Baturité, sendo inaugurada em 1880, durante o governo de dom Pedro II. No local, funciona ainda a Pinacoteca do Ceará (@pinacotecadoceara), onde vale conferir as exposições em cartaz. Ela fica na rua 24 de maio, praça da Estação s/nº, e funciona de quarta-feira a sábado, de 12h às 20h, e domingo, de 9h às 17h.
Poucos quarteirões à frente está a mais bela edificação de Fortaleza. A visita guiada é imperdível. O Theatro José de Alencar (@tja.theatrojosedealencar) tem estrutura formada em ferro fundido trazido da Escócia, fachada art-nouveau e vitrais coloridos. O equipamento foi inaugurado em 1910 e recebeu nomes como Villa-Lobos e Carmen Miranda. O teatro foi tombado em 1964 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Após a visita, passe no Passeio Público (ou praça dos Mártires) para tomar um café sob a sombra de árvores centenárias. Para encerrar, a menos de 15 minutos fica o moderno Centro Cultural Dragão do Mar, com os museus da Cultura Cearense e de Arte Contemporânea, Planetário e espaços multiusos.
5. Pôr do sol na Ponte Metálica
A Ponte dos Ingleses foi projetada em 1920 para servir como porto, porém nunca foi utilizada para esse fim. Com o tempo, tornou-se um ponto turístico frequentado por moradores e visitantes, sendo um dos espaços mais bonitos para contemplar o pôr do sol. O espaço fica badalada praia de Iracema, servindo também como área de observação de golfinhos, que aparecem rotineiramente no mar ao redor. A ponte é um patrimônio histórico tombado e passou por diversas reformas ao longo dos anos. O espaço foi totalmente requalificado e está aberto à visitação.
6. Vida noturna
A vida noturna de Fortaleza tem programas diferenciados, como assistir um show com humoristas cearenses no Lupus Bier, com direito a bufê, dançar com ritmos variados no Pirata Bar (@piratabaroficial, foto acima, Instagram / Reprodução), em uma das segundas-feiras mais animada do país, dançar forró no Arre Égua, comer uma tapioca de carne de sol com queijo no Centro das Tapioqueiras (@centrodastapioqueiras), assistir o show folclórico Ceará Show, o Musical (@ocearashow) e experimentar o prato mais famoso da cidade no Chico do Caranguejo (@chicodocaranguejopraiadofuturo).
7. Museu da Imagem e do Som
O MIS Ceará (@mis_ceara) é um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul. Avenida Barão de Studart, 410, Meireles Funciona quarta e quinta-feira (10h às 17h30) | Sexta a domingo (13h às 19h30), com entrada gratuita.
Onde se hospedar:
Boa parte da rede hoteleira de Fortaleza se concentra à beira-mar, em bairros como Iracema, Meireles e Mucuripe. Uma boa dica é o Comfort Hotel Fortaleza, da rede Atlantica Hospitality International (AHI), em Meireles, o bairro mais movimentado da cidade, onde também se localiza a Feirinha de Artesanato. Localizado entre Iracema e Mucuripe, o Comfort está a duas quadras da praia, a 15 minutos do aeroporto e a menos de 20 minutos do Centro de Eventos do Ceará, além de estar colado ao Varjota, o polo gastronômico. O hotel começou foi inaugurado em 2002 e renovou a administração com a Atlantica até 2034. A Comfort – bandeira que atende tanto o hóspede a lazer quanto corporativo, pertence a norte-americana Choice Hotels.
“Em meio ao crescente interesse pelas viagens híbridas, que unem tanto negócios quanto lazer, tendência conhecida como bleisure, a Atlantica já é reconhecida em viagens nesse segmento. Com as novas aberturas de empreendimentos, a companhia busca diversificar o portfólio para além dos tradicionais resorts e destinos turísticos já conhecidos. Nossa estratégia é proporcionar aos hóspedes uma variedade de experiências, desde praias paradisíacas e cidades vibrantes até destinos ainda pouco explorados. Estamos comprometidos em consolidar nossa atuação como uma referência em lazer, oferecendo conforto, autenticidade e inovação”, destaca Guilherme Martini, VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica Hospitality International.
São 263 apartamentos distribuídos nas categorias standard (14 m², para hospedagem rápida e pernoite), superior e superior luxo (28 m²,) e duas suítes (business e Royal, com 133 m²). A diária média está faixa de R$ 320. Os quartos são bastante confortáveis, alguns deles com vista para o mar e varanda. Tem ainda, cama king size, iluminação em LED, TV de tela plana com canais a cabo, ar-conicionado controle de temperatura, roupões, Wi-Fi gratuito, mini bar, ducha quente e armário. O superior luxo adiciona amenities diferenciados e serviços como chaleira elétrica e tábua de passar roupa e as suítes, antessala com mesa para oito pessoas e hidro nas varandas. Localizadas no 24º andar, garantem uma vista panorâmica e privilegiada da capital cearense.
A hospedagem se beneficia do aplicativo Let’s Atlantica, uma ferramenta de relacionamento com os hóspedes que oferta benefícios por meio de algum canal de reserva. Ele é focado no hóspede e no relacionamento direto com ele. No aplicativo, ele pode fazer o check-in antecipado, solicitar a conta, realizar o check-out, conversar com a equipe e receber conteúdos relevantes e ofertas personalizadas. O Let’s Atlantica já alcançou um milhão de usuários e substitui o programa de fidelidade Atlantica Rewards: cada gasto com hospedagem equivale a um ponto Let’s. Ao informar o CPF no ato da reserva, o hóspede acumula pontos e fica atrelado a um cadastro. Ao ativá-lo, pode trocar os pontos por benefícios e experiências nos mais 180 empreendimentos da rede.
Segundo Caio Bruno da Silva Aguiar, gerente do Comfort, em breve o hotel vai instalar também totens de atendimento para o hóspede. Para o hóspede corporativo, o hotel reserva seis salas de eventos para até 150 pessoas e business center. O gestor considera que após a pandemia, cresceu exponencialmente os hóspedes que escolhem o Comfort para as viagens de lazer. Para esse público, além de academia e piscina, há ainda parcerias com agências locais para a contratação de passeios. “Somos o melhor três estrelas do Ceará com serviço quatro estrelas”, afirma Aguiar. º Quem não quiser conversar as opções gastronômicas da cidade e realizar a refeição, o Yuca Restaurante oferece tanto um cardápio internacional quanto de comidas regionais. Do lado de fora foi instalada ainda uma cafeteria.
Serviço
Comfort Hotel Fortaleza
Rua Frei Mansueto, 160, Meireles. Diárias a partir de R$ 320. Informações e reservas no site Let’s Atlantica.