Começa nesta sexta-feira (2/5) a Festa do Azeite Novo, evento que deve atrair cerca de 5.000 pessoas, entre moradores e turistas, para Maria da Fé, cidade do sul de Minas que celebra a colheita da azeitona e a produção do líquido de ouro extravirgem.
Realizada pelo Projetur e governo de Minas Gerais, com patrocínio da Gasmig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais/Descentra Cultura, a sexta edição da festa oferece uma programação de atividades variadas voltadas para o universo do azeite.
Visita guiada
Um dos destaques são as visitas guiadas às fazendas de oliveira de Maria da Fé, incluindo uma visita especial no dia 3 de maio, às 10h, ao famoso Campo Experimental da Epamig.
Os pesquisadores irão apresentar o histórico da olivicultura e os trabalhos que são desenvolvidos pela empresa. E também, a estrutura de pesquisa: o laboratório de análises de qualidade do azeite, a agroindústria de extração do azeite e os pomares experimentais de oliveiras.
Shows e palestras
A programação do evento também inclui atrações musicais e culturais. Nesta sexta-feira (2/5), a festa terá show de Ivan Vilela, às 21h, seguido da Banda BR 88, às 23h30.
No sábado (3/5), terá espaço kids, show da dupla Sandra e Pedro às 12h, palestras, teatro infantil com o tema Circo, às 17h, e show da Banda Galwem, às 19h.
No domingo (4/5), haverá um almoço temático às 12h, apresentações musicais e teatro infantil, finalizando com o show do artista Jonhy Viana, às 18h30.
Harmonização
Os participantes também poderão se deleitar com pratos sofisticados harmonizados com azeites locais, conhecer as exposições temáticas sobre as aplicações do azeite na culinária, saúde e cultura e participar de atividades interativas nas fazendas, tudo com o cenário das montanhas da serra da Mantiqueira como pano de fundo.
"Valorizar a produção local de azeite não é só uma questão de tradição, mas também um impulso significativo para a economia da região. Esse evento não apenas atrai turistas, mas também gera emprego e renda, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Maria da Fé e suas comunidades”, afirma Marcus Vinicius da Costa, diretor do Projetur.
Maria da Fé tem um papel histórico na olivicultura brasileira, sendo o palco da primeira extração de azeite de oliva extravirgem no Brasil, ocorrida em 2008. Essa tradição continua a florescer e é celebrada na Festa do Azeite Novo, que incentiva o turismo e a gastronomia local, ao mesmo tempo em que promove o reconhecimento do azeite como um produto de excelente qualidade.
Serviço
O quê: 6ª Festa do Azeite Novo
Onde: Maria da Fé (MG)
Quando: 2 a 4/5
Informações: @festadoazeitenovo